SOUZA FILHO, Eduardo de
Secretário Geral de Viação e Obras Públicas

Filho de Boavetina Eduardo de Souza e Rita Soares de Souza, Eduardo de Souza Filho foi casado com Pomposa Mesquita de Souza. Na infância, estudou no Colégio Pedro II e mais tarde formou-se na escola politécnica no Rio de Janeiro.

Aprovado em concurso público e nomeado auxiliar técnico da diretoria geral de Obras e Viação em 1926, integrou esta diretoria por cerca de 20 anos, sendo promovido diversas vezes. Passou pelos cargos de engenheiro de primeira classe (1932), engenheiro chefe (1940) e diretor do Departamento de Obras. (1946). Como diretor de departamento, chefiou o desmonte do Morro do Santo Antônio, em 1947.

No início da década de 1950, tornou-se responsável pelo expediente da Secretaria-Geral de Viação e Obras Públicas, participando da comissão que planejava implantar os “parques proletários” (conjuntos residenciais que pretendiam tomar o lugar das favelas) e ajudando a formular os projetos para construir linhas de metrô no Rio de Janeiro. Além disso, foi nomeado chefe de Serviço Técnico de Túneis da Cidade em 1954 e presidente da Administração dos Estádios Municipais (ADEM) em janeiro de 1955. Ao assumir a ADEM, convocou uma comissão de inquérito, afirmando que havia irregularidades administrativas nesse órgão, além de propor diversas reformas no Estádio do Maracanã.

Depois de pedir exoneração da ADEM em novembro de 1955, ocupou o gabinete do secretário-geral de Viação e Obras Públicas em 1958. Durante a década de 1960, participou da comissão de inquérito da Superintendência de Urbanização e Saneamento (SURSAN) e tornou-se membro do conselho da OAB-Goiás.

Faleceu em março de 1979.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave