Sobre o site

Notas técnicas

 

O projeto Dicionário Biográfico da Administração Pública Municipal foi pensado com muito apreço pela equipe do AGCRJ.

A proposta consiste em permitir que o consulente possa ter acesso à biografia dos titulares dos órgãos do Executivo Municipal que atuaram no Rio de Janeiro desde o princípio da República, em 1889. Por esta razão, nos preocupamos em produzir verbetes pouco extensos, mas que sejam capazes de informar sobre a vida e atuação profissional destes sujeitos históricos, sempre com o objetivo maior de dar visibilidade aos projetos desenvolvidos no âmbito da Administração Pública Municipal.

No sentido de tornar essa pesquisa mais palatável, o consulente pode realizar três tipos de incursões no site:

  1. por módulo, respeitando o período republicano no qual o titular se insere, a saber: Conselho Municipal de Intendentes, Prefeitura do Distrito Federal, Estado da Guanabara e/ou Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro;
  2. mediante busca objetiva por nome, utilizando qualquer um dos nomes deste titular na ferramente de busca;
  3. por meio das palavras-chave, que foram pensadas por assunto, o que significa dizer que ao selecionar o termo “obras”, você terá acesso à lista de secretários que desempenharam esta função desde 1889.

Para a produção dos verbetes, a Hemeroteca Digital, base mantida pela Fundação Biblioteca Nacional, foi de grande relevância para o processo. Sendo assim, por uma questão prática, os registros localizados a partir da imprensa aparecem em destaque nas fontes, estando dispostos de maneira cronológica para a melhor verificação dos fatos.  As demais fontes, constituídas por documentos do acervo do AGCRJ e por trabalhos acadêmicos, aparecem logo abaixo.

Além destas funcionalidades, a cada módulo o consulente tem acesso a uma linha do tempo, que apresenta os principais eventos histórico-políticos que marcaram aquele período administrativo da cidade. Ao passar o cursor sobre a imagem, é possível ainda visualizar um pequeno resumo sobre os acontecimentos históricos.

Esperamos que aproveitem ao máximo esta ferramenta!

 

Luiza de C. A. Ferreira

(Gerente de Pesquisa até 2019)

Créditos

Beatriz Kushnir

Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (2005-2020)

Luiza de C. A. Ferreira

Gerente de Pesquisa (2017-2019)

Carolina Ferro

Gerente de Pesquisa (2019-2020)

Agnes Alencar (2020)

Gerente de Pesquisa (desde janeiro de 2020)

Amanda Vilela Gomes, Caio Mathias Vaz Pereira, José Ygor Silva Pena e Rafael Martins

Estagiários

Rosa Maria Araujo

Presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

Gabrielle Moreira

Gerente de Pesquisa

Rafael Araujo

Subgerente de Memória