PIRAGIBE, Mário Ferreira
Secretário Geral de Finanças / Secretário Geral do Interior e Segurança

Nascido em 27/09/1883, no Rio de Janeiro, Mário Ferreira Piragibe era filho de Alfredo Piragibe, intendente do Conselho Municipal de Intendentes do Rio de Janeiro, e de Cândida Ferreira Piragibe, e irmão do desembargador Vicente Ferreira Piragibe. Casou-se em 1908 com Maria Luísa de Moura Brito Piragibe, mãe de seus sete filhos, incluindo Luís Piragibe, vereador do Rio de Janeiro.

Escolarizando-se no Externato da Mocidade e no Colégio Pedro II, formou-se em farmácia em 1903 e em medicina em 1907 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Começou a atender pacientes em seu consultório de médico cirúrgico no ano seguinte.

Sua carreira na administração pública iniciou-se ao ser nomeado interinamente inspetor sanitário do Diretório Geral de Saúde Pública, em 1908. Tornou-se médico ajudante desse mesmo diretório em 1911, e subcomissário de higiene em 1912, destacando-se no combate à epidemia de peste bubônica em Campina Grande (PB) e Natal (RN).

Na década de 1920, demonstrou interesse pela política. sendo eleito intendente, cargo que ocupou até 1927. Neste ano iniciou seu mandato de deputado federal do Distrito Federal (1927-30), pela Aliança Republicana.

Com a ascensão de Olímpio de Mello, foi nomeado Secretário Geral de Finanças em junho de 1936. À frente do cargo, denunciou irregularidades no pagamento de contas e na aquisição de materiais pelo seu antecessor Jerônimo de Sá Pinto Serqueira, levando à prisão deste. Em 19/01/1937, trocou de pasta com Miguel Tostes, Secretário Geral do Interior e Segurança, passando a ocupar o cargo deste, enquanto o outro foi transferido para a chefia da Secretaria Geral de Finanças.

Após o fim de sua gestão em julho de 1937, Mário Ferreira Piragibe retornou à política ao filiar-se à União Democrática Nacional (UDN), candidatando-se, sem êxito, a deputado federal em 1945. Foi então designado suplente de deputado, entre 1947 e agosto de 1950. Falhou mais uma vez ao tentar se eleger para o mesmo posto no pleito de 1950.

Faleceu em 11/06/1954, na cidade de São Lourenço (MG). Em sua homenagem foi nomeada uma escola no bairro de Anchieta e uma rua no bairro de Lins de Vasconcelos.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave