TOSTES, Miguel
Secretário Geral do Interior e Segurança / Secretário Geral de Finanças

Miguel Tostes nasceu em 23/08/1898 na cidade de Taquari (RS). Era filho do desembargador Manoel Orfellino Tostes e de D. Constância Tostes, e irmão dos Drs. Tancredo Tostes e Teodoro Tostes. Foi casado com Iolanda Baldino Tostes, com quem teve duas filhas.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em 1923 pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, atuou inicialmente como Delegado da Polícia Judiciária da capital de seu estado.

Tendo participado da Revolução de 30, transferiu-se em seguida para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde exerceu cargos de alto relevo, como o de Chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda, durante a gestão do ministro Oswaldo Aranha (1953-1954). No intervalo de apenas um ano, entre maio de 1936 e julho de 1937, assumiu, respectivamente, as pastas do Interior e Segurança e de Finanças do Distrito Federal. A mudança de secretaria se deu a partir da troca com Mário Ferreira Piragibe, que primeiramente assumiu as Finanças da prefeitura. Quando de sua exoneração, continuou atuando na administração pública, agora a cargo da municipalidade riograndense, como Secretário do Interior e Segurança e, na ausência do Cel. Osvaldo Cordeiro de Farias, como Interventor Federal  Interino.

Faleceu em 23/07/1948, aos 50 anos, na cidade de Saint Louis, Estados Unidos, onde já se encontrava em tratamento há mais de um ano.

 

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave