TEIXEIRA, Alberto Woolf
Diretor Geral de Turismo

Alberto Woolf Teixeira nasceu em 10/04/1892, no Rio de Janeiro. Casou-se com a técnica de educação Lucinda Baptista dos Santos em 1917, com quem teve duas filhas, Helena e Maria José Woolf Teixeira.

Em sua cidade natal, frequentou o Ginásio Nacional e o Internato Nacional “Bernardo Vasconcellos”, bacharelando-se em seguida em Farmácia pelo Colégio Pedro II.

Durante a mocidade, envolveu-se em diversas associações e comissões desportivas cariocas, o que lhe valeu o posto de cronista esportivo na Gazeta de Notícias, ocasião em que fundou a Associação dos Cronistas Desportivos, em 1916. Em 1917, passou a ser funcionário da secção de contratos da Companhia Telefônica e, em 1923, inspector da Fazenda da Prefeitura do Distrito Federal, sendo promovido a Delegado Fiscal desta mesma municipalidade alguns anos depois.

O vínculo com os clubes e grêmios da cidade também lhe valeram o nomeação para o cargo de Diretor Geral de Turismo durante alguns meses do ano de 1937, substituindo Lourival Fontes e precedendo Georgino Avelino. Do primeiro, continuou a política de organização das Feiras de Amostras e do Carnaval, como também de buscar uma aproximação com os países vizinho sul americanos. Também coordenou o raid automobilístico Rio de Janeiro-Montevidéu e as obras na pista automobilística da Gávea.

Passou o resto dos seus dias alternando suas atividades entre o funcionalismo público, onde compôs o Conselho de Contribuintes da Prefeitura e onde alçou o cargo de Diretor do Departamento do Tesouro, e os clubes que participava, como Botafogo F.C., onde foi diretor social durante os anos 1940, e em especial o Clube Municipal, do qual foi fundador e sócio nº1, além de presidente em diversas ocasiões. Ademais das agremiações já citadas, integrou também a Associação Atlética do Engenho Velho; o América F.C.; o Automóvel Club do Brasil; o Montepio dos Empregados Municipais; e foi consócio da Associação Brasileira de Imprensa. Foi também autor do livro ‘’Manual do Munícipe’’, publicado em 1929.

Veio a falecer aos 80 anos em 22/10/1972, no Rio de Janeiro. Em tributo a sua memória, passou a levar seu nome uma rua no bairro de São Conrado, na Zona Sul carioca.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave