AVELINO, Georgino
Secretário Geral de Turismo e Propaganda

José Georgino Alves e Sousa Avelino, conhecido simplesmente como Georgino Avelino, nasceu em 31/ 07/1896, no município de São José de Angicos (RN). Era filho de Pedro Celestino da Costa Avelino, fundador dos periódicos A Gazeta do Comércio e Diário da Tarde, e de Maria das Neves Alves de Sousa Avelino, além de sobrinho do Capitão José da Penha. Casou-se em 1915 com a italiana Maria Astengo Avelino, com quem teve cinco filhos, Pedro, Georgina, George, Fernando Luiz e Fernão George Avelino.

Após os primeiros estudos no Rio Grande do Norte, Avelino foi para o Rio de Janeiro em 1907 cursar a Faculdade de Direito, concluindo-a em 1911. Destacou-se neste período como orador e membro do centro dos acadêmicos. Sua atuação profissional, no entanto, se dará principalmente no jornalismo. Neste ramo fundou o jornal A Pátria, em 1909, em Recife; foi redator d’O Paiz, no Rio de Janeiro; fundou e dirigiu com João do Rio o Rio Jornal, em 1918; e colaborou com o Diário Carioca e a Gazeta de Notícias, além de ter fundado posteriormente a Rádio Cabugi, ainda existente no Rio Grande do Norte e hoje vinculada à Rádio Globo. Foi designado vice-cônsul em Gênova em 1911, onde casou-se e pode ser testemunha ocular da 1ª Guerra Mundial.

Escolhido para representar o Rio Grande do Norte enquanto deputado federal, Georgino Avelino cumpriu seu mandato (1924-26), sendo, no entanto, frustrado o seu desejo de se reeleger em função de desavenças com o presidente daquele mesmo estado. Apesar de sua proximidade com Júlio Prestes, esse desejo foi frustrado mais uma vez em 1930 em função da revolução que estourou naquele ano, cuja ala vencedora impede Avelino de assumir cargos públicos em razão de suas ligações com o antigo governo. De fato, Georgino Avelino chega a se voluntariar para lutar ao lado dos paulistas dois anos depois na Revolução Constitucionalista.

O retorno à cena política só se deu quando se conciliou com o regime varguista. Foi então nomeado Secretário Geral da Universidade do Distrito Federal, em 1936. Concomitantemente, desempenhou o posto de Secretário Geral de Turismo e Propaganda, ficando à frente da organização da Feira de Amostras, projeto de seu antecessor Lourival Fontes. Sua gestão, iniciada em 1937, teve fim em 1940, quando a secretaria que comandava foi dissolvida.

Após um breve período como interventor do Rio Grande do Norte, em 1945 foi eleito para a Constituinte realizada no ano seguinte, sendo o seu 1º Secretário. Fundou a filial potiguar do Partido Social Democrático (PSD), pelo qual se elegeu senador neste mesmo ano. Foi peça chave do governo de Eurico Gaspar Dutra, compondo a chamada ‘’copa e cozinha’’, o núcleo central da presidência deste. Neste âmbito, Avelino tornou-se chefe do governo no Senado, se reelegendo em 1955.

Faleceu em razão de um câncer pulmonar no dia 02/04/1959, no Rio de Janeiro, durante o seu segundo mandato no Senado. Em sua homenagem foi criado o município Senador Georgino Avelino, no interior do Rio Grande do Norte.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave