LIMA, Ary Pinheiro de Oliveira
Secretaria Geral de Saúde e Assistência

Carioca, Ary Pinheiro de Oliveira Lima nasceu em 17/04/????, era filho do engenheiro da prefeitura do Distrito Federal Augusto Moreira de Barros Oliveira Lima e de Quenciana Pinheiro de Oliveira Lima e irmão do também médico e Secretário Geral de Saúde e Assistência o ex-prefeito Eitel Pinheiro de Oliveira Lima, e de Ivan Pinheiro de Oliveira Lima, diretor do Departamento de Edificações da Prefeitura. Casou-se em 1922 com Sallie Adelaide Newman.

Foi no Rio de Janeiro que cursou o Colégio Paula Freitas e a Faculdade de Medicina, onde doutorou-se em 1918. Já neste período, tornou-se auxiliar acadêmico da Assistência Municipal, desempenhando tal função no Posto Central da Assistência Pública. Formado, foi efetivado médico pela municipalidade de modo interino, ascendendo a subcomissário em 1922 e a médico cirurgião em 1928. Também medicou na entidade de caridade Pró-Madre nestes primeiros anos de sua trajetória profissional. Na década de 1930, concomitantemente ao ofício que realizava na assistência pública, comandou o ambulatório da Fábrica Mazca e foi Chefe dos Serviços Médicos da Caixa de Aposentadorias e Pensões da Light. Em 1939, foi nomeado para a direção do Asilo São Francisco de Assis, na qual permanece até a sua designação para diretor do Hospital do Pronto Socorro em 1942.

O sucesso na execução do cargo o levou Oliveira Lima a ser escolhido Secretário Geral de Saúde e Assistência em fevereiro de 1944. Sua gestão foi pautada pela continuidade das obras que tanto caracterizaram o governo de Henrique Dodsworth, ampliando a rede hospitalar e reformando as unidades já existentes. Neste sentido, é válido destacar a abertura do Instituto Médico Cirúrgico e do Instituto de Cardiologia, assim como a fundação da Escola de Enfermagem Raquel Haddock Lobo e do Banco de Sangue do Rio de Janeiro, pioneiro na cidade. Sua administração foi igualmente marcada pelo combate à tuberculose e à outras doenças infectocontagiosas que assolavam a população. Neste período, o Dr. Oliveira Lima integrou também a Comissão Executiva do Leite. Com o fim do mandato de Dodsworth, foi substituído do cargo máximo da Secretária Geral de Saúde e Assistência. Todavia, manteve-se nesta secretaria como Diretor do Departamento de Assistência, o que o levou por duas vezes, em 1947 e 1948, a ser escolhido para responder pelo expediente desta.

Aposentado desde 1951, dedicou seus últimos dias ao Jockey Club, do qual foi diretor e grande entusiasta. Veio a falecer em sua residência na Avenida Atlântica em 14/01/1975, tendo o seu corpo sepultado no cemitério São João Batista.

Caio Mathias