NASCIMENTO SILVA, Carlos Augusto do
Diretor Geral de Obras e Viação

Filho do Conselheiro Josino do Nascimento Silva e D. Maria Jesuína da Rocha e Silva, Carlos Augusto do Nascimento e Silva nasceu em 05/06/1855, no Rio de Janeiro. Era irmão de Ernesto do Nascimento Silva, diretor de Instrução Pública do Distrito Federal (1920-1922).

Fez seus estudos primários no Seminário São José, no bairro do Rio Comprido. Em seguida, ingressou na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, formando-se bacharel em ciências físicas e matemáticas no ano de 1879. Em 15/05/1879 casou-se com Propicia Eugênia Cardoso, filha do comendador Manuel José Cardoso.

Permaneceu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro durante grande parte de sua carreira. Em 31/12/1894 foi nomeado para o cargo de Diretor Geral de Obras e Viação. Ao longo de seu mandato, realizou o importante levantamento da Carta Cadastral do Município, requisitada pelo Prefeito Barata Ribeiro. Destacou-se pelos trabalhos exercidos entre 1903 e 1906, durante a gestão do Prefeito Pereira Passos. Como Diretor Geral de Obras e Viação, Nascimento e Silva comandou um grande corpo de engenheiros em uma das maiores reformas urbanas da cidade do Rio de Janeiro.

Aposentou-se em 1905 do cargo de Diretor Geral de Obras e Viação por problemas de saúde. No ano seguinte, é convidado por Pereira Passos a dirigir a Comissão Central, responsável pelo Recenseamento e pelo censo etnográfico de setembro de 1906. Após a Comissão, atuou como diretor de diversas obras na região do Cais do Porto.

Em 31/10/1917, foi homenageado pelos serviços prestados à municipalidade, tendo uma rua no bairro de Ipanema batizada com seu nome.

Faleceu no dia 14/09/1924, no Rio de Janeiro, deixando seis filhos: Octavio do Nascimento Silva, da Diretoria de Estatística do Ministério da Agricultura; Maurício do Nascimento Silva, médico; Jorge do Nascimento Silva, engenheiro da prefeitura; Judith, casada com Armindo Athayde Rangel; Carmen e Diva. Foi enterrado no cemitério São João Baptista.