DEL VECCHIO, Adolfo José
Diretor Geral de Obras e Viação

Adolfo José Carvalho Del Vecchio nasceu em março de 1848. Engenheiro e arquiteto, aos 24 anos formou-se  pela antiga Escola Central. Iniciou sua carreira de engenheiro auxiliando na construção da Estrada de Ferro Paulista. Trabalhou, posteriormente, nos levantamentos da Carta Geral do Império, abandonando a função para assumir o cargo de engenheiro de obras hidráulicas da Alfândega.

Projetou o famoso Palácio da Ilha Fiscal, prédio em estilo neogótico erguido entre 1885 e 1888 e inaugurado em abril de 1889, que sediou o fatídico “Último baile do Império”. A proximidade com o Imperador D. Pedro II lhe garantiu a execução da obra enquanto Diretor de Obras do Ministério da Fazenda, e lhe rendeu a Medalha de Ouro na Exposição Geral da Academia Imperial de Belas Artes em 1890, possibilitando a sua nomeação para o cargo de professor honorário desta instituição.

Ingressou na Prefeitura do Distrito Federal em janeiro de 1895, quando foi nomeado para exercer a função de Diretor Geral de Obras e Viação, permanecendo até novembro de 1897. Projetou as obras de melhoramentos da Lagoa Rodrigo de Freitas. Em 1902, através de um contrato entre a Companhia Cantareira e Viação Fluminense e a Prefeitura, foram iniciadas as obras de embelezamento do Cais Pharoux – região que ia do terminal das barcas até a ponta do Calabouço -, sendo Del Vecchio o responsável por grande parte dos trabalhos hidráulicos. Ocupou o cargo de Inspetor Federal dos Portos, Rios e Canais até sua aposentadoria em 1913, comandando as obras de modernização do porto do Rio de Janeiro. Foi fundador desta Inspetoria, que sucedeu, em novembro de 1911, a antiga Comissão Fiscal e Administrativa das Obras do Porto.

Fora do Estado, participou como engenheiro fiscal das obras do porto da Bahia e, ainda, projetou e construiu a estrada Jundiaí-Campinas.

Docente, por mais de 40 anos ocupou a cadeira de Física Experimental e Meteorologia da Escola Naval. Foi também professor interino das disciplinas Obras Práticas de Hidráulica e Estrada de Ferro da Escola Politécnica, e professor do Liceu de Artes e Ofícios.

Fundador do Clube de Engenheiros e do Instituto Politécnico Brasileiro, recebeu diversos prêmios, distinções honoríficas e medalhas internacionais em função de sua atuação, sendo, inclusive, nomeado membro honorário dos engenheiros civis de Londres. Foi condecorado pelo governo Imperial com o hábito da Rosa e com a medalha de Christo pelos serviços prestados à Instrução Pública e pelos trabalhos técnicos realizados.

Faleceu em 05/06/1927, no Rio de Janeiro, sendo enterrado no cemitério São João Batista . Era casado com Brigida de Carvalho Del Vecchio e pai de Adolpho José de Carvalho Del Vecchio, que assumiu suas cadeiras de Eletricidade e Física na Escola Naval em 1907; e de José Carvalho Del Vecchio, catedrático de Química da Faculdade de Medicina.

Em 1948, ano de seu centenário, foram celebradas diversas cerimônias em sua memória na Universidade do Brasil, no Clube de Engenharia e na Academia Brasileira de Letras, patrocinadas pelos ministros da Aeronáutica, Marinha e Viação.

 

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave