TELLES, Augusto Carlos da Silva
Diretor Geral de Obras e Viação

Filho de João Carlos da Silva Telles e Fortunata Emília da Silva Teles, e irmão do senador Antônio Carlos da Silva Telles, Augusto Carlos da Silva Telles nasceu em São Paulo, em 24/10/1851.

Bacharelou-se em Engenharia Civil e Industrial, em 1878, pela Escola Polytechnica de São Paulo. Anos mais tarde viria a assumir a cátedra do curso de Química Analítica e Industrial, tornando-se sócio do Grêmio Polytechnico.

A convite do então Prefeito, Dr. Ubaldino do Amaral, ocupou brevemente o cargo de Diretor de Obras e Viação do Distrito Federal de 23/02/1898 até agosto do mesmo ano, quando retornou ao magistério em São Paulo, onde permaneceu até 1917. Eleito Vereador deste Estado em 1906, apresentou como principal obra de mandato a remodelação do vale do Anhangabaú, na zona central da cidade.

Foi presidente da Associação Comercial de São Paulo e da Sociedade Nacional de Agricultura, órgão este que assumiria diversas das funções do Ministério da Agricultura, extinto em 1892. Dentre as demais atividades nas quais se envolveu, está a elaboração, junto a Luiz Goffredo d’Escragnolle Taunay, de um projeto técnico para o desenvolvimento de máquinas para os setores agrário e ferroviário.

Faleceu em 14/11/1923, no Rio de Janeiro. Deixou a esposa Eugênia Teixeira Leite, filha dos barões de Vassouras, e seis filhos: Francisco T. da Silva Telles, Maurício A. da Silva Telles, Jayme T. da Silva Telles, Marcel T. da Silva Telles, Gilberto da Silva Telles  e Goffredo T. da Silva Teles, Prefeito da cidade de São Paulo em 1932.

Amanda Vilela.