MARTINS JÚNIOR, Leopoldo Diniz
Diretor Geral da Fazenda Municipal

Nascido em Florianópolis, SC, em 02/09/1889, Leopoldo Diniz Martins Júnior era filho do cirurgião-dentista Leopoldo Diniz Martins e de Maria Antônia Medeiros dos Santos Martins.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1909, retorna para seu estado natal onde foi promotor público e inspetor escolar.  Atuou no funcionalismo público no Distrito Federal, ocupando cargos de relevância como Secretário do Prefeito, Presidente da Comissão de Orçamento da Prefeitura e Diretor Geral da Fazenda Municipal, em 1930, e Superintendente da Educação Elementar em 1933. Correligionário de ideias monarquistas, integrava a Ação Social Brasileira, mais conhecida como Partido Nacional Fascista. Em 1934, sob a legenda do Partido Liberal Catarinense, elegeu-se Deputado Federal, passando a presidir, em paralelo, a Comissão de Diplomacia e Tratados da Câmara até 1937, quando o Estado Novo varguista suprime as câmaras legislativas do país. No ano seguinte, assume o Conselho Comercial do Ministério das Relações Exteriores, representando o Brasil em suas iniciativas de estreitar laços comerciais com a Argentina, como foi o caso da  Comissão Mista Comercial Brasil-Argentina, em Buenos Aires, na qual tomou parte entre os anos de 1942 e 1946. Em 1953, agora no Ministério de Assuntos Econômicos, permanece encarregado das relações com a Argentina, até aposentar-se, em 1960.  

Membro fundador do Diário de Notícias, teve destacada participação na imprensa da Cidade do Rio, com publicações em periódicos como A Pátria, A Gazeta  e A Noite, tendo sido Diretor deste último. Não raro, era possível encontrar nestas páginas seus discursos apologéticos da monarquia, com louvações à Bélgica e seu regime.

Faleceu em 25/01/1967 no Rio de Janeiro.

 

Amanda Vilela

Para mais informações:

Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro – FGV-CPDOC. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/leopoldo-de-diniz-martins-junior>. Acessado em 27/07/2017.

Fontes

Palavras-chave