LIMA, Rodolfo Pinto da Mota
Secretário Geral de Administração

De família de proeminentes jornalistas, foi esta a profissão que escolheu Rodolfo Pinto da Mota Lima, nascido em 22/02/1891 na cidade de Alagoas (AL). Filho de Joaquim Pinto da Mota Lima e de Joana Rego da Mota Lima, era também irmão de Paulo e Pedro Mota Lima, ambos tendo traçado igualmente carreira na imprensa.

Foi com a vitória da Revolução de 1930, apoiada por Mota Lima, que se iniciou o seu envolvimento com a administração pública. Já em 1931, foi nomeado Agente Fiscal da prefeitura. Ascende então em caráter interino ao cargo de subdiretor Administrativo da Secretaria Geral do Gabinete do Prefeito em 1933, sendo efetivado um ano depois. Também foi escolhido para compor o Conselho Médico Cirúrgico dos Empregados Municipais.

Afastado da prefeitura em razão de seu mandato como Deputado Federal de Alagoas pelo Partido Republicano do estado, retornou a esta quando da cassação de seu mandato pelo golpe que impôs o Estado Novo no país. Seu retorno, contudo, se deu no mesmo momento da reestruturação administrativa que o interventor Henrique Dodsworth (1937-1939) realizou na prefeitura do Distrito Federal. Por esta razão, é remanejado da Subdiretoria de Fiscalização para a Subdiretoria de Imposto de Licenças, vinculado à Fazenda Municipal.

Em 1944, foi escolhido para chefiar a Seção de Estudos do Serviço de Abastecimento da Coordenação de Mobilização Econômica, assim como o Serviço de Fiscalização Geral dos Preços, acumulando estes cargos até 1945. Data deste ano sua escolha para diretor do Departamento de Pessoal, posto que ocupou durante breve período de tempo, até ser mais uma vez remanejado, desta vez pela sua nomeação para comandar a Secretaria Geral de Administração durante o último mês da gestão do então prefeito Dodsworth (1939-1945).

Teve também destacada participação em agremiações profissionais e políticas. Era membro do Clube 3 de Outubro, sendo seu vice-presidente quando de sua dissolução em 1935. Compôs o Clube Municipal, onde através de diferentes posições, buscou consolidar o interesse do funcionalismo público. Ademais, dentro de sua categoria, fez parte do Círculo da Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), chegando a participar do conselho deliberativo desta última.

Manteve-se presente na vida pública após o fim da administração de Henrique Dodsworth, dividindo seu tempo entre a municipalidade e sua militância no Partido Social Democrático (PSD) até a sua morte em 08/03/1948, no Rio de Janeiro. Sepultado no cemitério São João Batista, deixou viúva Laura Sousa de Mota Lima, mãe de seus seis filhos com quem era casado desde 1914.

Para maiores informações, ver:

LIMA, Rodolfo Mota. Verbete/FGV-CPDOC. Disponível em:

<http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/lima-rodolfo-mota> Acessado em 02/02/2018.

Caio Mathias