D’Auria, Francisco
Diretor Geral da Fazenda Municipal

Uma das figuras mais importantes do contabilismo brasileiro, Francisco D’Auria nasceu em 16/07/1884, na cidade de São Paulo, filho de Nicolao D’Auria e Roza Ferlozia. Foi casado com Angelina Rocco D’Auria, e, em segundas núpcias, com Inês D’Auria.

Após as primeiras letras no Liceu de Artes e Ofícios e na Escola Politécnica de São Paulo, cursou a Escola de Comércio de São Paulo ‘’Alvares Penteado’’.

Adentrou a Fazenda do Estado de São Paulo via concurso público em 1905, tornando-se responsável por alterações no escriturário do tesouro do estado e do tesouro nacional realizadas na década seguinte. Foi então designado Diretor Geral da Secretaria da Fazenda e do Tesouro do Estado de São Paulo, em 1921, e Contador Geral da República, entre 1923 e 1928, deixando o cargo em função de uma polêmica instaurada entre o presidente Washington Luís e o senador João Lyra. Após compor comissão no estado da Paraíba, foi nomeado por Adolpho Bergamini (1930-1931) para chefiar a Diretoria Geral da Fazenda Municipal do Distrito Federal – órgão posteriormente renomeado para Secretaria Geral da Fazenda – em dezembro de 1930, sendo exonerado em setembro do ano seguinte com a substituição de Bergamini por Pedro Ernesto (1931-1934) como interventor do Distrito Federal. Foi então membro do Conselho Técnico de Economia e Finanças do Ministério da Fazenda e um dos responsáveis pela padronização contábil entre o estado de São Paulo e os municípios que o compõe. Ocupou então postos na administração do estado de São Paulo, tornando-se Contador Geral a partir de 1940 e Secretário da Fazenda a partir de 1943. Foi também Secretário da Fazenda do município de São Paulo em 1950, durante o mandato de Lineu Prestes (1950).

Concomitantemente à sua carreira no serviço público, D’Auria se dedicou à docência, lecionando na Escola de Comércio de São Paulo ‘’Alvares Penteado’’, na Escola Técnico Comercial do Instituto Brasileiro de Contabilidade, e na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde recebeu o título de catedrático. É também autor de diversas obras de destaque, influenciando gerações de contabilistas brasileiros.

Ao longo de sua trajetória, contribuiu em diversas iniciativas para a organização e afirmação da categoria dos contadores, sendo membro fundador do Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais, em 1916; criador do Registro Nacional dos Contabilistas Brasileiros, em 1925; presidente do Instituto da Ordem dos Contabilistas do Estado de São Paulo (IOCESP); presidente do Instituto Paulista de Contabilidade; fundador e presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; membro da Ordem dos Contadores do Rio de Janeiro; membro da Academia Paulista de Contabilidade; fundador e editor da Revista Brasileira de Contabilidade; e um dos responsáveis pela adoção do 25 de abril como dia do contabilista. Recebeu também os títulos de membro da The Econometric Society, de New Haven nos Estados Unidos da América; sócio correspondente da Societé de Comptabilité de France; e Contador Emérito das Américas.

Faleceu no dia 06/02/1958, aos 74  anos, em São Paulo. Após reivindicação da categoria dos contabilistas, foi nomeada na capital paulista uma praça no bairro de Jardim Pereira Leite em sua homenagem.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave