TEIXEIRA BASTOS, Manoel Joaquim
Diretor Geral de Obras e Viação

Natural de Niterói, Manoel Joaquim Teixeira Bastos nasceu em 1850.Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola Polytechnica do Rio de Janeiro, onde posteriormente ocupou a primeira cadeira de Engenharia Civil, bem como obteve em 1881 o título de Lente, função que desempenhou por mais de 20 anos.  

Na década de 1890, assumiu o cargo de Diretor Técnico da recém-criada Companhia Geral de Transportes, que tinha como missão explorar a indústria de transportes de passageiros, cargas, carne verde e etc., com serviços instalados nas principais cidades do eixo Rio-São Paulo.

Devido a polêmicas entre docentes e discentes da Escola Polytechnica do Rio de Janeiro, em 1896 foi afastado do cargo de Lente, com perda total de vencimentos. No entanto, em 1897 foi designado pelo Diretor da Escola para ministrar o curso de Construção e Arquitetura. Neste período, foi aceito como sócio efetivo do Clube de Engenharia.  

Membro do Partido Republicano do Distrito Federal, em setembro de 1900 assumiu o cargo de Diretor geral da Diretoria de Obras e Viação, na vaga proveniente do pedido de demissão de João Baptista Maia de Lacerda, onde permaneceu por cerca de dois anos.

Após anos doente, faleceu aos 61 anos de idade, no dia 11/10/1911, em Petrópolis.

 

Amanda Vilela

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave