MAIA DE LACERDA, João Baptista
Diretor Geral de Obras e Viação

Filho de Candido de Lacerda Bittencourt e de Francisca da Rocha Maia de Lacerda, João Baptista Maia de Lacerda nasceu em 1851, na cidade de S. João Del Rei, Minas Gerais.

Formado em Engenharia Civil, ingressou na carreira pública no Conselho Municipal do Rio de Janeiro, representando o 3º Distrito. Em seguida, foi eleito com grande maioria dos votos para o cargo de presidente do 2º Distrito após a morte de Mattos Rodrigues.

Atuou como Inspetor Geral de Tráfego da Estrada de Ferro Central do Brasil, engenheiro-fiscal da Estrada de Ferro Victória-Natividade e engenheiro atuante na construção da Estrada de Ferro São Fidélis e da Estrada de Ferro Macaé-Campos.

Durante a administração do Prefeito Coelho Rodrigues, foi nomeado para o cargo de Diretor Geral de Obras e Viação, em junho de 1900, permanecendo nesta função apenas por 2 meses. Pede demissão do cargo na gestão seguinte, do Prefeito João Felippe Pereira, sendo substituído por Manoel Joaquim Teixeira Bastos.

Discípulo espiritual do renomado Dr. Bezerra de Menezes, de quem foi contemporâneo, ocupou a vice-presidência da Federação Espírita Brasileira a partir de 1900.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 04/06/1902, vitimado por uma cirrose hepática. Foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier.

Amanda Vilela.