PEREIRA, Carlos Soares
Secretaria Geral de Viação, Trabalho e Obras Públicas (expediente)

Carlos Soares Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 22/02/1901. Aos quatorze anos, tornou-se sócio do Club de Regatas do Flamengo, atuando durante sua juventude como remador e jogador de pólo-aquático da agremiação. Membro do Conselho Deliberativo do Flamengo, chegou a receber o título de Sócio Benemérito. Por duas vezes tentou eleger-se seu presidente, porém sem êxito.

Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, mas antes de graduar-se, participou da montagem da Exposição do Centenário da Independência em 1922.

Ingressou na administração pública municipal como Praticante da Diretoria Geral de Obras e Viação. Passou pelos postos de Auxiliar Técnico, Engenheiro de 2º Classe, 1º Classe, até que em dezembro de 1933, alcançou o posto de engenheiro-chefe da Diretoria Geral de Engenharia.

Presidiu a Comissão de Obras Novas e, em janeiro de 1941, substituiu Hélio Alves de Brito na direção do Departamento de Obras Públicas. Em 02/09/1941, ficou responsável pelo expediente da Secretaria Geral de Viação e Obras Públicas durante o afastamento do titular, Edison Junqueira Passos. Nesse período, trabalhou na construção da Avenida Presidente Vargas, inaugurada em 1944.

Carlos Soares foi o idealizador e primeiro Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal, criado em 11/02/1943. Atualmente, o edifício que abriga o departamento recebe o seu nome. Paralelamente, chefiava o Serviço Técnico Especial de Execução da Avenida Perimetral, tendo elaborado o projeto inicial da via elevada. Em 06/12/1955, Carlos Soares Pereira foi nomeado para compor o secretariado do prefeito Francisco de Sá Lessa (1955-1958), assumindo a pasta de Viação e Obras Públicas. Permaneceu à frente da secretaria até 24/03/1956, quando exonerou-se.

Na administração Negrão de Lima (1956-1958), foi designado chefe do Serviço Técnico Especial de Túneis da Cidade em agosto de 1956. Nessa ocasião, visitou os Estados Unidos e o Canadá incumbido de estudar o sistema de transporte nesses países. Foi dispensado do Serviço de Túneis em janeiro de 1958. No mês seguinte, reassumiu o Serviço Técnico Especial da Avenida Perimetral, desta vez, vinculado ao Departamento de Urbanização da Superintendência de Urbanização e Saneamento – SURSAN.

Além das experiências em avenidas e túneis, Carlos Soares Pereira trabalhou com projetos de saneamento, como o da Lagoa Rodrigo de Freitas. Representou a Prefeitura do Rio de Janeiro em diversos eventos internacionais de Engenharia, como a IV e VI Convenções da União Pan-Americana de Associações de Engenheiros e o I Congresso Pan-Americano de Ensino de Engenharia.

Faleceu em 27/07/1987, vítima de uma insuficiência respiratória. Deixou viúva Maria Lúcia Palhares Pereira, com quem teve uma filha.

 

José Ygor

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