DODSWORTH, Jorge de Toledo
Secretário Geral de Administração / Chefe de Gabinete do Prefeito (interino)

Jorge de Toledo Dodsworth nasceu no Rio de Janeiro, em 19/02/1891. Era filho de Maria Luiza Franco e Henrique de Toledo Dodsworth, médico e interventor do antigo Distrito Federal. Casou-se com Sophia Dumont Dodsworth, sobrinha do aeronauta Alberto Santos Dumont.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de janeiro. Foi nomeado representante do Rio de Janeiro para a Comissão executiva do Congresso Brasileiro de Estudantes, ocorrido em julho de 1909. Foi assistente do Dr. Roberto Duque Estrada no Instituto de Radiologia, estabelecido em 1913 no Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi convocado pela Marinha para fazer parte da missão médica brasileira enviada à Europa, onde organizou e dirigiu hospitais na França. Retornou ao Rio de Janeiro em 1918, vitimado pela influenza espanhola.

No mesmo ano em que regressou ao Brasil, Jorge Dodsworth passou a compor o Conselho Consultivo do Banco do Brasil, instituição cuja presidência exerceu por diversas vezes. Também atuou como industrial, tendo presidido companhias têxteis e feito parte do Conselho Fiscal da Companhia de Fiação e Tecidos Alliança.

Em 1919, foi designado pelo Ministro da Justiça para realizar estudos de especialização em radiologia e fisioterapia nos Estados Unidos e na Inglaterra. De volta ao Brasil, atuou como assistente do seu pai, na época professor da Faculdade Nacional de Medicina.

Em 11/08/1939 foi nomeado pelo seu irmão, o Interventor Henrique de Toledo Dodsworth Filho, para exercer paralelamente os cargos de Secretário Geral de Administração do Distrito Federal e Chefe de Gabinete do Prefeito. Em setembro de 1942, por ato do presidente da República, foi incorporado ao serviço médico do Exército Brasileiro, servindo como médico radiologista na 1º Região Militar e recebendo o título de tenente-coronel. Permaneceu nos cargos administrativos da Prefeitura até 22/12/1943.

Recebeu os títulos de Presidente de Honra da Federação Metropolitana de Pugilismo, Honorário da Academia Nacional de Medicina (06/08/1942) e Sócio Benemérito da Sociedade Beneficente dos Empregados Municipais (1944).

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20/09/1968.

José Ygor

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave