MELO, Mário
Secretaria Geral de Administração (expediente) / Secretário Geral de Finanças (interino e efetivo)

Mário Melo foi um dos fundadores do Club Municipal do Rio de Janeiro, em 17/11/1932. Assumiu, em 21/10/1938, a Secretaria Geral de Finanças como secretário interino, após a exoneração de Lino Leal de Sá Freire. Em julho do ano seguinte, foi efetivado no cargo. A frente da secretaria, foi responsável pela organização da Caixa Reguladora de Empréstimos da Prefeitura e presidiu a Comissão Incorporadora do Banco da Prefeitura do Distrito Federal (que daria origem ao Banco do Estado do Rio de Janeiro – BANERJ). Entre 1940 e 1943, chegou a responder pelo expediente da Secretaria Geral de Administração, durante os afastamentos do titular, Jorge de Toledo Dodsworth. Exonerou-se do cargo de Secretário Geral de Finanças em 11/09/1945, para assumir as funções de diretor-presidente do Banco da Prefeitura do Distrito Federal S/A. Foi exonerado da presidência do Banco em 20/02/1946, antes do cumprimento do mandato de quatro anos, como previa o estatuto. Por julgar-se lesado, moveu ação contra a Prefeitura.

Foi diretor da Companhia de Transportes de Campo Grande e Diretor do Emprego ao Fundo Monetário do IAPTEC (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas).

Em julho de 1954, já aposentado do cargo de Delegado Fiscal, Mário Melo foi nomeado diretor do Montepio dos Empregados Municipais. Permaneceu no cargo até o 05/09/1954, quando foi exonerado pelo novo Prefeito, Alim Pedro (1954-1955).

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave