FAGUNDES, Antenor dos Santos
Secretaria Geral de Administração (expediente)

Filho de Pedro Antônio Fagundes e Geminiana dos Santos Fagundes, Antenor Fagundes nasceu em 08/09/1907, em São Paulo. Foi casado com Conceição Monteiro Miranda Fagundes, com quem teve 3 filhos.

Formou-se em Contabilidade pela Academia de Commercio. Antes de seguir carreira na administração pública municipal, foi sargento do Exército, tendo atuado como auxiliar de escrita.   

Em 1930, foi aprovado no concurso para 3º oficial do Ministério da Justiça e, três anos mais tarde, foi o primeiro aprovado no concurso de contador ajudante da Diretoria Geral de Fazenda, sendo promovido a sub-contador em 11/06/1934. Mais tarde, Antenor Fagundes foi subdiretor do Imposto de Licença, contador chefe da Contadoria Geral e diretor do Departamento de Organização da Secretaria Geral de Administração (1940-1943). Em 06/03/1943, foi nomeado para responder pelo expediente da Secretaria Geral de Administração, até a nomeação de Augusto Afonso de Freitas em dezembro daquele ano. Foi representante da Prefeitura na Conferência Nacional de Legislação Tributária de 1943.

Contador Geral do Banco da Prefeitura do Distrito Federal S.A, em maio de 1951 foi transferido para o Departamento de Contabilidade da Secretaria de Finanças.

Na década de 1950, após a inauguração do Maracanã, fez parte de uma comissão composta dos engenheiros e contadores Ivan de Oliveira Lima, Haroldo Lisboa Cavalcanti e Mário Lorenzo Fernandes, responsável por examinar irregularidades na venda do material que sobrou da construção do estádio.

Compôs o Conselho Fiscal da Companhia Auxiliar do Comércio e da Indústria

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave