MEDEIROS, Durval Pereira de
Diretor Geral da Fazenda Municipal

Filho de Arthur Pereira de Medeiros e Beatriz Cardoso de Almeida, Durval Pereira de Medeiros, nascido em 1887, formou-se em direito. Foi todavia no campo das ciências financeiras onde se destacou.

Em 1910, passou a integrar o corpo profissional do Banco do Brasil, onde fez sua carreira. Nesta instituição, ao longo de 22 anos, desempenhou diversas funções, das quais se destacam a de inspetor; de gerente das filiais de Salvador e Florianópolis; chefe da seção de contas correntes, depósitos e cheques; gerente e fundador das filiais de Montevidéu e Buenos Aires; e finalmente a de chefe da seção de expediente da matriz.

Enquanto ocupava este último cargo, foi escolhido para o comando da Secretaria Geral da Fazenda do Distrito Federal, cargo que aceitou sobre a condição de cessarem as nomeações externas ao departamento. Como uma de suas primeiras medidas, realizou um inquérito dentro deste órgão, descobrindo um desfalque na recebedoria municipal, explanado no relatório publicizado em 1933 a respeito do ano fiscal anterior. Propôs em resposta a instauração do imposto único (também conhecido como imposto territorial). Todavia, suas demais propostas foram de encontro ao que pensava o interventor Pedro Ernesto e outros setores do funcionalismo público, levando a sua licença em julho de 1933, quando foi para a Europa representando o Banco do Brasil, e finalmente a sua exoneração em outubro do mesmo ano. Contudo, antes de abandonar o posto, redigiu em comissão conjunta ao Secretário Geral do Gabinete do Prefeito Lourival Fontes o orçamento para o vindouro ano de 1934. Foi também o redator da regulação dos jogos de azar baixada pelo executivo municipal em 1933.

Retornou então ao Banco do Brasil, sendo escolhido superintendente de câmbio em 1936, e do departamento de pessoal em 1938. Já aposentado desta entidade, ocupou ainda a gerência do Banco Hipotecário Lar Brasileiro entre 1944 e 1945. Foi também membro do Centro Georgista Brasileiro e membro fundador da Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil (AAFBB).

Foi autor do livro ‘’Ensaios de Organização Financeira’’ (1932), compilação de suas visões e idéias sobre o mundo financeiro calcadas em sua experiência no Banco do Brasil.

Faleceu em 02/03/1957, deixando viúva Maria Estephania Pássaro de Medeiros, sua esposa desde 1912.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave