CARNEIRO, Joaquim Borges
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal (interino)

Joaquim Borges Carneiro nasceu na cidade de Jerumenha, localizada na Zona do Alto Parnaíba, Piauí.

Foi nomeado amanuense da Secretaria de Estado dos Negócios do Império em Abril de 1872, sendo promovido posteriormente a oficial do órgão. Constituído o Governo Provisória da República recém-proclamada, Borges Carneiro foi aposentado do cargo de oficial da Secretaria do Interior e convidado a exercer o cargo de secretário do Ministro do Interior, Aristides da Silveira Lobo, atuando até a renúncia do ministro em 10/02/1890.

Membro do Conselho Superior de Educação, exerceu docência na Escola Central, foi lente de Filosofia do Direito da Faculdade Livre de Direito, ministrou aulas de Pedagogia na Escola Normal do Rio de Janeiro e no Instituto de Surdos e Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Por seus serviços na área da pedagogia, recebeu condecorações de diversas sociedades científicas, como a Sociedade de Pedagogia de Valparaíso e o Instituto Jurídico de Berlim. Junto a Franklin Tayora e Moreira Sampaio, fundou a Revista Brasileira.

Em junho de 1900 foi nomeado para substituir Alfredo Augusto Gomes no cargo de subdiretor de Instrução Municipal. Após a exoneração de Benedito Cordeiro de Campos Valladares em 04/09/1900, Joaquim Borges Carneiro foi designado Diretor Geral Interino de Instrução Pública. Respondeu pelo expediente do órgão em outras ocasiões durante afastamentos do titular José de Medeiros e Albuquerque.

Em dezembro de 1901 integrou a Comissão Organizadora do Ensino Agrícola, incumbida de formular um plano de ensino elementar prático a ser implantado no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Dentre os membros estavam o então Diretor Geral de Instrução Pública, José de Medeiros e Albuquerque, Felippe Aristides Caire e Joaquim Abílio Borges, Diretor da Escola Normal.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 21/01/1905. Foi casado com D. Joanna de Carvalho Borges Carneiro.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave