VALLDARES, Benedito Cordeiro de Campos
Diretor Geral de Instrução Pública Municipal

Benedito Cordeiro de Campos Valladares nasceu em 08/06/1848, em Minas Gerais. Advogado e jornalista, formou-se em Direito em 1872, iniciando carreira também no magistério. Integrou o quadro docente da Faculdade Livre de Direito da Capital, da qual era membro fundador, ocupando a cátedra de Direito Civil. Reconhecido como uma das maiores figuras no cenário jurídico nacional, representou a instituição no Congresso Jurídico Americano, ocorrido em 1900.

Entrou para a política como deputado de Minas Gerais, ora respondendo  pelas Assembleias Provinciais, durante o Império, ora pela Câmara Federal, no período republicano. Destacou-se na vida administrativa à frente da Diretoria Geral de Instrução Pública Municipal, entre janeiro de 1899 e setembro do ano seguinte, presidindo também o Conselho Superior da Instrução.

Faleceu em 1929, sendo enterrado no cemitério São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro. Era pai do deputado Francisco de Campos Valladares e do advogado Ignácio Valladares.

Amanda Vilela.