VASCONCELLOS, Miguel Antônio João Rangel de
Diretor Geral de Fazenda Municipal

Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, Miguel de Vasconcellos começou a exercer a profissão em 22/10/1845, vinculando-se à equipe de engenheiros do Ministério da Guerra. Em 02/12/1856, foi promovido a Capitão de Engenheiros.

Em 1861, Miguel de Vasconcellos foi nomeado diretor das Obras de Petrópolis, sendo responsável pela criação do Distrito de Obras Públicas, sujeitando a colônia agrícola alemã existente na região à administração pública. No ano de 1865, serviu como diretor interino do Laboratório Pirotécnico do Exército, localizado no Forte de Nossa Senhora da Glória, no bairro de Campinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Por carta imperial de 04/05/1966, foi agraciado com o título de cavaleiro da Ordem de Aviz.

Em 06/02/1869 foi nomeado Delegado da Inspeção da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte, da freguesia de Irajá. Nas décadas de 1870-1880, exerceu a função de engenheiro da Câmara Municipal da Corte e de engenheiro de distrito, da Diretoria das Obras Municipais.

Em Novembro de 1890, foi nomeado Inspetor Literário do 7º Distrito do Rio de Janeiro, cuja função era a elaboração de propostas de melhorias para a educação solicitando, junto à Câmara Municipal, recursos humanos, bens materiais e reformas nas instituições escolares em seu distrito de ação.

Durante o governo do Prefeito Henrique Valadares (1893-1895), João Rangel de Vasconcellos foi nomeado para o cargo de Diretor Geral da Fazenda Municipal, no dia 15/08/1893. Deixou o cargo em 28/12/1894, em razão de sua aposentadoria.

Foi adepto da causa abolicionista, tendo sido sócio da Sociedade Contra o Tráfico de Africanos e Promotora da Colonização e da Civilização dos Indígenas. Fez também parte da mesa administrativa da Igreja da Santa Cruz dos Militares.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 25/11/1914, aos 83 anos de idade. Deixou viúva a esposa, D. Rita Bastos Rangel de Vasconcellos.