UCHÔA CAVALCANTI , José Barbalho de
Intendente de Obras

Nascido em Pernambuco, José Barbalho de Uchôa Cavalcanti pertencia a família de políticos influentes de Sirinhaém. Era filho do Senador do Império, Álvaro Barbalho Uchôa Cavalcanti, e de Ana Maurício Vanderlei Cavalcanti, e irmão de João Barbalho Uchôa Cavalcanti, que, dentre outras funções, foi Ministro dos Transportes no governo de Deodoro da Fonseca, Senador e Ministro do Supremo Tribunal Federal, aposentando-se nesta função em 1906.

Formado em Engenharia pelo Instituto de Engenheiros Civis de Londres, em dezembro de 1889 assumiu, em primeira ocupação, o cargo de Intendente de Obras do Rio de Janeiro, função que desempenhou até fevereiro de 1890. No ano seguinte, foi contratado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora para elaborar nova planta cadastral da cidade. Retornou para o Rio de Janeiro em 1892, conduzindo os trabalhos de aterramento da lagoa Rodrigo de Freitas junto ao engenheiro Antônio de Carvalho Paes até 1894, quando as obras voltam a ser de responsabilidade da Companhia Melhoramentos da Lagoa e Botafogo.

Foi nomeado, em 1901, liquidante provisório da Companhia Evoneas Fluminense, empresa privada criada em 1876 que recebia incentivos fiscais para a construção de vilas operárias. Junto a S.B. Passos, compra em agosto deste ano a concessão para exploração rodoviária da Estrada de Ferro do Corcovado e o Hotel Paineiras. Seu último cargo foi como engenheiro chefe da construção da Estrada de Ferro Vitória-Diamantina.

Foi membro do Clube de Engenharia, membro da Comissão de Estudos dos Trabalhos de Melhoramento do Estado Sanitário da Cidade e Diretor da Companhia de Melhoramentos do Brasil.

Faleceu de insuficiência cardíaca no dia 10/01/1903, em Vitória, Espírito Santo.

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira