Imagem

GALVES, Mário Lopes
Superintendente de Transportes

Foi da união entre Francisco Bastos Lopes e Prinda Galves Lopes que nasceu em 17 de julho de 1914 Mario Lopes Galves no Rio de Janeiro. Em 1936, casou-se com Victoria Cabral Rodrigues.

Após rápida passagem enquanto funcionário das lojas General Eletrics, Galves adentrou os quadros do exército, onde tornou-se tenente instrutor em 1938. Foi no exército que, ao se tornar Capitão do 1º Batalhão de Carros de Combate, teve contato com a problemática dos transportes. Durante a década de 1940, formou-se contador, o que abriu as portas para que ele fosse nomeado para a Comissão de Recebimento e Exame Material da Superintendência de Transportes da Prefeitura do Distrito Federal em 1948.

A partir de então, a biografia de Galves tem uma virada, e ele se dedica progressivamente com a administração pública municipal. Em 1949, é escolhido Inspetor Técnico de Motomecanização. Em 1951, responde pelo expediente da Superintendência de Transportes, e se mantém no cargo de Superintendente de 1952 até 1954, quando negociações políticas culminam na nomeação de Eduardo Tavares Guimarães para o posto. Exercendo novamente o cargo de Inspetor de Motomecanização, volta a chefiar a pasta dois anos depois, em 1956, exercendo esta função interinamente até 1960. Em 1961, foi nomeado chefe do Serviço de Instrução Técnica e em 1963 diretor da Divisão Administrativa da Comissão Estadual de Energia. Entre 1966 e 1971, foi administrador regional de São Cristóvão, última função pública que exerceu. Dedicou-se em diante à vida privada.

Em homenagem, seu nome foi dado a uma rua no bairro da Barra da Tijuca.

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave