MARTINS, Jacinto Xavier
Secretário Geral de Viação e Obras Públicas

Nascido na Capital Federal em 12 de outubro de 1901, o carioca Jacinto Xavier Martins Júnior, era filho de Beatriz Braga Martins e do comerciário Jacinto Xavier Martins, de quem recebeu o nome. Casou-se em 1929 com Celina Anna Bevan.

Cursou as primeiras letras no Externato do Colégio Pedro II, adquirindo na sequência o grau de engenheiro pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro.

Iniciou sua trajetória ainda durante o curso secundário na Estrada de Ferro Central do Brasil. A experiência acumulada durante este período lhe facultou a contratação para Ministério de Viação e Estradas, onde ocupou os cargos de engenheiro auxiliar, Chefe da Inspetoria Federal de Obras contra as Secas, chefe do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens e diretor do Departamento de Material, além de representar o ministério na Comissão Central de Requisições entre 1942 e 1943. Regendo estas funções, participou das obras de construção das vias Rio-Caxambú e, enquanto engenheiro-chefe, da Brasil-Bolívia. Com o início da administração de Hildebrando de Araújo Góis (1946-47), foi escolhido para compor seu gabinete a frente da Secretaria Geral de Viação e Obras Públicas, onde destacou-se pelas obras no sistema hidráulico – onde, dentre outras medidas, instalou torneiras comunitárias nos morros da cidade –, por acompanhar as obras do Túnel do Leme e da Avenida Brasil, ambos inaugurados ainda em 1946, e por aumentar o número de ônibus e bondes elétricos circulando pelas ruas cariocas por meio de acordos com a Cia. Light. Destituído do cargo seis meses depois em função de conflitos administrativos, tornou-se, ao longo das décadas seguintes, membro da diretoria do Banco de Desenvolvimento Econômico e da Comissão de Combustível instituída pela presidente Juscelino Kubitschek. Também foi nomeado Diretor da Rede Ferroviária Federal S.A. em 1961 e designado Diretor-Geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) em Abril de 1964.

Para homenageá-lo, uma escola estadual localizada no município de Rio das Ostras (RJ) recebeu seu nome.

Faleceu no dia 01 de março 1983.

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave