FONSECA, Leonel Gonzaga Pereira da
Secretário Geral de Educação e Cultura (interino)

Pioneiro da pediatria no Brasil, Leonel Gonzaga Pereira da Fonseca nasceu em 21/07/1885, na cidade de Pitanguy (MG), sendo filho de Luiz Gonzaga Pereira da Fonseca e de Rosa Cordeiro Maciel. Casou-se em 1909 com Celina Gomes.

Estudou no Colégio Alfredo Gomes, formando-se depois na Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro em 1908, com a tese “Das ictericias hemolyticas”. Subsequentemente, em 1912, passou a compor o quadro de professores da instituição, ocupando a cadeira de livre docente em pediatria, além de atuar na clínica da faculdade. Lá permaneceu ao longo de sua vida, afastando-se temporariamente a partir de 1938 quando, em função de um decreto que proibia a acumulação de cargos, foi exonerado, retornando posteriormente. No decorrer de sua trajetória acadêmica, publicou diversos livros e artigos em revistas científicas, tratando especialmente dos temas da alimentação e higiene infantil. Foi também autor de uma gramática de esperanto lançada em 1906.

Ingressou no serviço público em 1916, ao tornar-se inspetor médico escolar da prefeitura do Distrito Federal, aposentando-se em 1955. Na ocupação do cargo, esteve à frente da gestão dos postos médicos pedagógicos, além de ter tido grande influência na criação do Departamento Nacional da Criança, em 1940. Sua relação com a gestão educacional foi aprofundada em função de sua proximidade com o prefeito Henrique Dodsworth, que o nomeou diretor do Instituto de Educação em 1942, onde permaneceu até 1945. Esta função o tornou responsável por responder pelo expediente da Secretaria Geral de Educação e Cultura na ausência do secretário Jonas de Morais Correia Filho durante alguns meses de 1943. Foi então indicado para a dirigir o Departamento de Saúde Escolar da Secretaria Geral de Educação e Cultura em 1946, e o Curso de Enfermagem, vinculado a esta mesma secretaria, em 1950.

Simultaneamente, integrou diversas organizações, como o Conselho Nacional de Ensino, na qualidade de representante dos livres docentes da Faculdade de Medicina em 1927; a Sociedade de Medicina e Cirurgia, da qual foi presidente em 1932, assim como de sua revista especializada Anais Brasileiros de Medicina e Cirurgia; a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); o Sindicato Médico Brasileiro, que também dirigiu; e a Academia Nacional de Medicina, onde foi membro emérito e dono da cadeira de número 47. Foi também laureado com a Ordem do Mérito Médico, em 1960.

Veio a falecer em 24/01/1980, aos 94 anos.

Caio Mathias