CORREIA FILHO, Jonas de Morais
Secretário Geral de Educação e Cultura (interino e efetivo)

O General-de-Divisão Jonas de Morais Correia Filho nasceu em 21/09/1903, na interiorana Parnaíba (PI). Filho de Jonas Morais Correia e de Maria Firmina Ramos Correia, casou-se com Valmirina Ramos Correia e, em segundas núpcias, com Nilza Silva Correia. Do primeiro casamento nasceu seu filho Jonas de Morais Correia Neto, General e ex-Ministro-Chefe do Estado Maior das Forças Armadas.

Militar de formação, foi anistiado e reintegrado ao Exército em 1930, após ter sido afastado pela sua participação na sublevação dos “18 do Forte’’ em 1922. Foi-lhe então facultado ministrar aulas na Escola Militar do Realengo enquanto catedrático de língua portuguesa, onde tornou-se colega do também professor Pio Borges de Castro. Este, a frente da Secretaria Geral de Educação e Cultura, nomeou Correia Filho para dirigir o Departamento de Educação Primária da prefeitura, onde puderam colaborar na elaboração de peças de propaganda de cunho nacionalista e militarista para ser difundida através do rádio.

Em 1942, com a exoneração de Borges de Castro, Correia Filho foi escolhido para lhe suceder na pasta de educação e cultura, primeiramente para responder pelo expediente e depois como efetivo. Sua gestão pautou-se pelo prosseguimento das políticas de seu antecessor, tanto em relação à manutenção do quadro de funcionários da secretaria quanto pelas diretrizes patriotas, traduzindo na esfera municipal os ditames do Ministro da Educação e Saúde Gustavo Capanema. Como uma de suas primeiras medidas, realizou o registro dos professores particulares da cidade. Foi, contudo,  a reorganização do ensino primário que promoveu em 1944 – prescrevendo seus novos objetivos, módulos, idade limite para cada série, currículo programático, e atividades extraclasses -, sua medida de maior destaque. Neste período, foi também membro da Comissão Especial de Compras de sua secretaria.

Foi somente com o fim da administração de Henrique Dodsworth em 1945, que Correia Filho foi exonerado da municipalidade, da qual se desligou para concorrer com êxito à Constituinte de 1946 pelo Partido Social Democrático (PSD).

Faleceu em decorrência de problemas respiratórios no Rio de Janeiro, em 20/01/1998.

Para maiores informações, ver:
CORREIA FILHO, Jonas de Morais. Verbete/FGV-CPDOC. Disponível em
<http://www.fgv.br/Cpdoc/Acervo/dicionarios/verbete-biografico/jonas-de-morais-correia-filho> Acessado em 22/01/2018.

Caio Mathias