DE MELO, Augusto Cordeiro
Secretário do Prefeito

Nascido num dia 17 de janeiro, fruto da união entre Manoel e Anna Cordeiro de Melo, Augusto Cordeiro de Melo frequentou o Ginásio Pernambucano e na sequência formou-se bacharel pela Faculdade de Direito do Recife em 1910.

Repórter do Diário de Pernambuco, conflitos com o governador deste Estado o levam a se mudar para o Amazonas, onde foi juiz municipal das cidades de São Felipe e Manaus. Em 1922, presta concurso e torna-se oficial de secretaria do Supremo Tribunal Federal, então sediado no Rio de Janeiro. Com o fim do Estado Novo e a saída de Henrique Dodsworth da prefeitura do Rio de Janeiro, José Philadelpho de Barros Azevedo, ministro do STF, é escolhido para gerir a cidade interinamente. Este, em razão dos antigos contatos com o biografado, o escolhe para o cargo de Secretário do Prefeito durante sua curta gestão de três meses entre 1945 e 1946. Após 36 anos de serviço dedicado ao STF, aposentou-se em 1958.

Teve também atuação partidária pelo Partido Socialista Brasileiro, que dirigiu e pelo qual se candidatou sem sucesso a deputado nas eleições de 1933.

A partir de sua experiência, escreveu o livro O Processo no Supremo Tribunal Federal, 2 vol., publicado em 1964.

Faleceu em sua casa no Jardim Botânico em 03 de março de 1977. Deixou viúva Maria Bertina Cordeiro de Melo, mãe de seus três filhos.

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave