CASTELO, Carlos Florêncio Fontes
Diretor Geral de Fazenda Municipal

Carlos Florêncio Fontes Castello nasceu em 07/11/1861, na cidade do Rio de Janeiro. Foi casado com Francisca de Paula Martins Castelo e era pai de Julião Martins Castelo, servidor da Diretoria Estatística Municipal.

Ingressou na Administração Pública Municipal do Rio de Janeiro como Despachante. Posteriormente, chegou a exercer os cargos de Alferes na Guarda Real da Corte (1889) e  Escrivão de Tombamento (1892) na repartição dirigida por Luiz Antônio Navarro de Andrade. Em 15/08/1893, Fontes Castelo foi nomeado Chefe de Seção da Diretoria Geral do Patrimônio. Sete anos mais tarde, em decorrência da morte do titular, Francisco Lopes Suzanno, foi promovido de Chefe da Seção da Diretoria de Contabilidade ao cargo de Pagador do Município do Rio. Nomeado Subdiretor de Rendas Municipais em 1901, afasta-se do cargo para participar da Comissão Especial de exame e fiscalização das agências da Prefeitura, retornando apenas em 1914. No exercício do cargo, em 1903, integrou e dirigiu, ao lado dos Drs. Ernesto dos Santos Silva e José de Miranda Valverde, a Comissão Regulamentadora dos Impostos Prediais.

Após a aposentadoria de Hermógenes de Azevedo Marques, em 19/11/1904, Fontes Castello assume a Diretoria Geral da Fazenda Municipal até 03/01/1907, ano em que exerceu a função de Major-Fiscal do 4° Regimento de Campanha da Guarda Nacional. Foi responsável pela reorganização do sistema tributário do município do Rio de Janeiro no período em que esteve à frente da Fazenda Municipal. Voltou à direção da Diretoria de Fazenda em 07/01/1918, dessa vez como interino. Durante a gestão do Prefeito Milcíades Freire Alvim (1919-1920), compôs uma comissão responsável pelo exame dos contratos firmados entre particulares e a Prefeitura. Em julho de 1921, foi designado Subdiretor de Tomadas de Contas. Foi-lhe concedida aposentadoria do cargo de Subdiretor da Fazenda em 28/10/1925, devido ao seu debilitado estado de saúde.

Faleceu no dia 29/10/1927, tendo sido sepultado no cemitério São Francisco Xavier. Em sua homenagem, os funcionários da Subdiretoria de Tomadas de Contas dirigiram um memorial ao Conselho Municipal solicitando que fosse mudado para Fontes Castello o nome da antiga rua da Estrella, onde residiu o ilustre Subdiretor.

Amanda Vilela.

José Ygor.

Fontes

Palavras-chave