BRITO, Mário Paulo de
Secretário Geral de Educação e Cultura

Filho de Bernardino Pereira de Brito e Alexandrina de Brito, Mário Paulo de Brito nasceu em 14 de janeiro de 1894 e casou-se com Arthuza Lopes de Brito.

Formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1915, foi aprovado em concurso para professor de geometria na Escola Normal do Instituto de Educação e para professor substituto da Escola Politécnica, da qual se tornou titular em 1925, mesmo ano em que integrou o Conselho Nacional de Ensino. Além disso, assumiu a Diretoria da Escola Secundária do Instituto de Educação no fim da década de 1920.

Em 1930, candidatou-se a deputado federal pelo Partido Democrático do Distrito Federal (PD), mas não conseguiu a eleição. Após a derrota, foi nomeado membro do Conselho de Educação, deixando a Diretoria da Escola Secundária do Instituto de Educação para dirigir, primeiro, o Instituto de Educação e, depois, em 1938, a Divisão de Aperfeiçoamento do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). Pela DASP, viajou aos Estados Unidos para fazer estudos sobre a seleção de pessoal por parte do funcionalismo público.

Ao retornar ao Brasil, no início da década de 1940, deixou a cadeira de química analítica da Escola Politécnica para tomar posse da cadeira de química inorgânica. Nesse período, ministrou diversas conferências sobre a seleção e a capacitação de servidores públicos, sendo selecionado para fazer parte da Academia Brasileira de Ciências.

Secretário Geral de Educação e Cultura em duas ocasiões (primeiro nos anos de 1951 e 1952, e depois entre dezembro de 1955 e março de 1956), tornou-se membro do Conselho Diretor da Casa do Professor e presidente do Instituto Brasil-Estados Unidos. Mais tarde, em 1965, presidiu o Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação.

Faleceu aos 80 anos, em 1974.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave