Imagem

ANTUNES, Alair Accioli
Secretário Geral de Educação e Cultura

Casado com D. Maria de Gusmão Antunes, Alair Accioli Antunes formou-se na Faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira como funcionário público depois de ser aprovado em concurso para Inspetor Médico de Escola Municipal em 1916. Professor da Escola Normal, assumiu a regência de uma turma para a cadeira de História, em 1921. Nesse período, também teve grande envolvimento com os esportes da cidade, chegando a ser vice-presidente da Liga Metropolitana de Futebol (a primeira a organizar o campeonato carioca) por um curto período.

Atuou como docente ao longo de toda sua carreira na municipalidade. Em 1939, tornou-se Diretor do Instituto de Educação e assumiu a presidência do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação. Mesmo ocupando esses cargos, Alair Accioli Antunes manteve seu vínculo com o futebol. Comandou o Conselho Deliberativo do Fluminense Football Club durante as décadas de 1950 e 1960. Além disso, passou pela Escola Técnica de Serviço Social, respondeu pelo expediente no Departamento de Educação Complementar e assumiu, em 1952, o cargo interino de Secretário Geral de Educação e Cultura.

Na década de 1950, Alair Accioli Antunes, ainda diretor do Instituto de Educação teve de enfrentar momentos conturbados no Instituto de Educação. Em 1955, ele foi questionado por diversos veículos de imprensa por conta dos índices de reprovação no exame de seleção para o curso ginasial, que aquela altura ultrapassavam 90%. Respondendo ao Correio da Manhã, ele negou irregularidade envolvendo a comissão julgadora e disse que ouviu dos pais dos candidatos a confissão de que a prova não estava difícil. No mesmo período, Antunes se queixou da grande quantidade de alunas que o Instituto estava recebendo, nada condizente com a capacidade da instituição, que chegou a improvisar locais de limpeza como salas de aula.

Faleceu em maio de 1972.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave