AZEVEDO SODRÉ, Fábio de
Secretário de Gabinete do Prefeito

Nascido em 24/09/1891 no Rio de Janeiro, era filho de Luiza Sales Sodré e de Antônio Augusto de Azevedo Sodré, prefeito do Distrito Federal e bisneto de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá.

Cursou os estudos primários no Rio de Janeiro, nos colégios Kopke, Americano-Fluminense e no Pedro II, tendo concluído seus preparatórios em Paris logo em seguida. De volta ao Brasil, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Entre 1909 e 1910, abraçou o movimento da Campanha Civilista, que promoveu a candidatura de Rui Barbosa à presidência da República. No mesmo período, ainda estudante, tornou-se redator-secretário da revista científica Brasil Médico. Começou a clinicar como interno, em 1910, no Hospital Nacional dos Alienados, sendo efetivado no ano seguinte através de concurso. Em 1912 formou-se neuropsiquiatra e retornou a Paris para aperfeiçoar-se na clínica neurológica La Salpetrière e na Sorbonne.

Foi eleito para o Conselho Municipal de São Gonçalo em 1914 e, no ano seguinte, fazendo parte da chapa de Nilo Peçanha, elegeu-se Deputado à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Entre 19/06/1916 e 03/10/1916 exerceu o cargo de Secretário de Gabinete de seu pai, então prefeito do Distrito Federal. Em 1921 aderiu ao movimento Reação Republicana, apoiando Nilo Peçanha na presidência, em oposição a Artur Bernardes.

Reeleito deputado à Assembleia Legislativa do Rio, manteve-se no Hospital de Alienados e na revista Brasil Médico, tendo sido nomeado seu diretor-redator em 1925. Após filiar-se ao Partido Popular Radical (PPR), foi eleito deputado pelo Rio de Janeiro à Assembleia Nacional Constituinte no ano de 1933. Permaneceu no cargo até novembro de 1937, quando Getúlio Vargas extingue os órgãos legislativos do país.

Em 1944 passou a presidir a seção de Psiquiatria da Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal. Foi também membro da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e da Sociedade Brasileira de Imprensa.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 03/09/1967. Era casado com Hebe Garcia Rosa Sodré, falecida dias antes.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave