Imagem

AZEVEDO, João Pequeno de
Secretário Geral de Interior e Segurança

Filho de Salviano Lucio de Azevedo e de Dina Pequeno de Azevedo, João Pequeno de Azevedo nasceu no dia 13 de maio de 1892 e casou-se com Celeste Correa Pequeno.

Formado em Direito, lecionou no Rio Grande do Sul até 1916, quando deixou o magistério para iniciar carreira na advocacia. Chegou ao Rio de Janeiro em 1923 e tornou-se delegado auxiliar de polícia, cargo que ocupou até 1925. Nomeado diretor da Casa de Correção em 1927, participou da Conferência Penal e Penitenciária Americana e enfrentou uma tentativa de fuga em massa em 1930. Os presos alegavam que eram torturados sistematicamente pelos guardas e pelo chefe da penitenciária, enquanto os agentes municipais negavam as acusações. Com o agravamento deste cenário, deixou a Casa de Correção, sendo designado Procurador Geral do Instituto dos Comerciantes no fim da década de 1930.

Diretor do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciantes, foi Diretor de Turismo da prefeitura entre 1945 e 1949, deixando o cargo depois de ser nomeado Delegado Fiscal do Distrito de Fiscalização. Neste período, também foi Secretário Geral do Interior e Segurança, respondendo pelo expediente em 1947 e assumindo interinamente no ano seguinte.

Retornou à polícia na década de 1950 para atuar como inspetor geral.

Faleceu em fevereiro de 1964.

Rafael Martins de Araujo

 

 

Fontes

Palavras-chave