Imagem

LIMA, Renato Meira
Secretário Geral de Interior e Segurança

Renato Meira Lima é filho do Coronel Arthur Meira Lima e foi casado com Dea Meira Lima.

Durante a década de 1920, esteve envolvido com o ambiente esportivo do Rio de Janeiro, sendo membro associado do Clube de Regatas do Flamengo e praticante de atletismo e regatas. Neste período, se tornou terceiro suplente de delegado de polícia no Distrito Federal, cargo que deixou em 1929 para ocupar o posto de agente fiscal da prefeitura. Demitido em 1930, é reintegrado à prefeitura três anos depois para atuar como delegado fiscal. Além disso, representou a prefeitura no Congresso Nacional de Trânsito e dirigiu a Delegacia de Emplacamento de Veículos da municipalidade.

Chefe da Seção de Inflamáveis da Prefeitura, foi convocado por Henrique Dodsworth para elaborar soluções para o problema da falta de gasolina no início da década de 1940, período em que a prefeitura do Rio de Janeiro enfrentava uma grave crise de abastecimento. Precisando racionar combustível, a prefeitura diminuiu a frota de ônibus e reorganizou o trânsito da cidade, além de apelar constantemente às figuras públicas para que deslocamentos com automóveis fossem evitados.

Membro do Conselho Nacional de Trânsito, foi acusado de suborno por um jornalista em 1945. Uma reportagem sugeria que Renato Meira Lima recebia dinheiro de um atacadista de gêneros alimentícios em troca de favores da prefeitura. Em meio à polêmica, ele foi exonerado da chefia da Secção de Inflamáveis.

Faleceu em 1950, pouco depois de ser nomeado Secretário Geral do Interior e Segurança, vítima de um infarto.

Rafael Martins de Araujo

 

 

Fontes

Palavras-chave