VIEIRA FILHO, Antônio Mourão
Secretário Geral de Educação e Cultura e de Saúde e Assistência

Antônio Mourão Vieira Filho nasceu no dia 07 de setembro de 1909, no Amazonas, filho de Antônio Mourão Vieira e Leolinda Rodrigues Mourão. Foi casado com D. Nilda Mendes e teve quatro filhos. Estudou por alguns anos em seu estado natal até chegar ao Rio de Janeiro em 1930.

Logo depois de chegar ao Distrito Federal, iniciou os estudos na Escola de Medicina e Cirurgia e fundou o Colégio Cardeal do Leme na região da Leopoldina. Em 1936, foi aprovado em concurso para trabalhar na Superintendência de Educação e Assistência e Menores. Também trabalhou no Instituto de Pesquisas Educacionais e integrou a Diretoria de Fiscalizações da Fundação Médico Cirúrgica.

Candidatou-se a vereador pelo Partido Democrata Cristão (PDC) do Distrito Federal em 1947, mas foi derrotado e conseguiu apenas uma cadeira suplente na câmara em 1949, iniciando sua carreira política. Deixou o PDC e ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PDT) em 1950, disputando o pleito e sendo novamente derrotado. Nomeado Secretário Geral de Educação e Cultura em dezembro de 1952, ocupou o cargo até fevereiro de 1954, quando finalmente se elegeu pelo Partido Social Progressista (PSP). Em dezembro de 1957, foi designado Secretário Geral de Saúde e Assistência, permanecendo no posto até março de 1958, ano em que se reelegeu vereador pelo PSP.

Diretor Geral do Departamento Nacional de Edemias Rurais, integrou o diretório regional do MDB no Estado da Guanabara. Em 1970, dois anos após o AI5 entrar em vigor, foi denunciado pelo promotor José Manes Leitão por atividades subversivas. Antônio Mourão teria emprestado um local para a realização de reuniões políticas. Ele foi preso em janeiro de 1971, mas em abril do mesmo ano foi solto por ausência de provas.

Faleceu em 1972

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave