CARVALHO FILHO, Vicente José de
Intendente de Obras

Vicente José de Carvalho Filho nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, sendo filho de José Vicente de Carvalho e de Camilla Deolinda de Carvalho.

Graduado em Engenharia Civil,  Vicente de Carvalho Filho trabalhou na Companhia Inglesa Estrada de Ferro da Bahia ao São Francisco como chefe de prolongamento.

No início de 1887, Carvalho compôs uma comissão da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, formada ainda por José Carlos de Carvalho e Humberto Saraiva Antunes, enviada à região de Ipoeira de João Venâncio para examinar um meteorito que havia lá caído em meados do século XVIII e estudar meios de transportá-lo para o Museu Nacional. Segundo a Revista de Engenharia, o Meteorito Bendegó, como ficou conhecido, descoberto em 1784 por Joaquim da Motta Botelho, foi considerado uma das maiores massas de ferro caídas na Terra até aquele momento, tendo causado grande depressão no terreno da queda e espalhado muitos estilhaços pelo seu entorno. Segundo a Revista, o meteorito possuía 7 pés de comprimento, 4 de largura e 2 de altura, pesando mais de 6 toneladas. Amostras de sua massa estavam espalhadas por museus da Europa. Em 27/11/1888, o meteorito foi recolhido ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, local onde ainda se encontra. Neste mesmo ano, Vicente José de Carvalho Filho foi agraciado junto ao engenheiro Humberto Saraiva Antunes com o Hábito da Rosa.

Compôs o 3º Conselho de Intendência do Distrito Federal, assumindo de 16/08/1890 a 24/07/1891 o cargo de Intendente de Obras. Durante sua gestão, concedeu à companhia S. Cristóvão permissão para prolongar seus trilhos até a Quinta da Boa Vista. Após a sua saída da Intendência, atuou como engenheiro na Diretoria Geral de Obras e Viação.

Foi membro do Clube de Engenharia, sócio da Sociedade de Geografia e membro do conselho fiscal do Banco União. 

Faleceu, repentinamente, em 10/09/1915, sendo enterrado no cemitério São Francisco de Paula – Catumbi, no Distrito Federal. Deixou a esposa, Orminda Regadas Valerio de Carvalho, e filhos.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave