VACCANI, Edmundo
Secretaria Geral de Saúde e Assistência (interino)

Foi em 15/01/1894 que nasceu Edmundo Vaccani, filho do alto funcionário do Ministério da Fazenda e coronel Miguel José Vaccani e de Adelaide de Carvalho Vaccani.

Após as primeiras letras no Ginásio de Petrópolis, cursou o tradicional Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, mesma cidade onde continuou seus estudos na Faculdade de Medicina.

Sua destacada trajetória na rede hospitalar começou em 1919, ao clinicar no Hospital da Pró-Madre, passando depois a trabalhar no Hospital de São Francisco da Penitência, em 1925. Concomitantemente, torna-se Subcomissário de Assistência da prefeitura em 1922. Em fins da década de 1930, estas duas funções se entrecruzam quando, após ocupar o cargo de chefe do Posto de Assistência do Méier, foi designado Diretor do Hospital do Pronto Socorro, em 1938, sendo em razão disto escolhido no ano seguinte para o posto de Diretor do Serviço Médico Hospitalar da Secretaria Geral de Saúde e Assistência, à época comandada por Clementino Fraga. Coma a exoneração de Fraga em 1940, Vaccani foi escolhido interinamente para ocupar o seu lugar, o que realizou durante pouco mais de um mês. Foi então escolhido pelo prefeito Henrique Dodsworth para compor a comissão consultiva de seu gabinete. Mantém-se no funcionalismo público ocupando diversos cargos dentro da Secretaria Geral de Saúde Assistência, dos quais se destacam a direção do Departamento de Saúde Hospitalar, em 1943, a liderança do Laboratório de Produtos Terapêuticos, em 1950, e o conselho desta secretaria em 1958. Continuou a exercer paralelamente funções na rede hospitalar, dirigindo os hospitais Souza Aguiar, Miguel Couto e Salgado Filho.

Faleceu aos 86 anos no Hospital do IASERJ em 24/01/1980, vítima de uma insuficiência respiratória. Seu corpo foi sepultado no cemitério São João Batista.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave