TITO, Artur Rodrigues
Secretário Geral de Educação e Cultura (interino)

Filho de A. R. Tito, o militar e educador Artur Rodrigues Tito nasceu em 01/07/1881. Foi casado com Maria Velho Tito, com quem teve seu único filho, José de Velho Tito.

Cursou a Escola Militar do Realengo, onde junto a diversos colegas se envolveu na sublevação militar ocorrida durante a Revolta da Vacina. Por esta razão, foi transferido para o Rio Grande do Sul, onde terminou os estudos e bacharelou-se em ciências físicas e matemáticas na Escola de Artilharia e Engenharia. Dentro do exército, galga diversos graus hierárquicos, alcançando o título de general de brigada na década de 1950.

Já em 1913, retornou à Escola Militar do Rio de Janeiro, porém neste momento ocupando o cargo de docente, posto que manteve por mais de 30 anos até se aposentar. Traçou concomitantemente sua trajetória na administração pública, iniciada no outro lado da Baía de Guanabara ao ocupar o cargo de Secretário do Gabinete do Prefeito de Niterói Villanova Machado entre 1924 e 1927. Foi, contudo, na Secretaria Geral de Educação e Cultura do Distrito Federal onde dedicou a maior parte de seus anos. Dentro desta, foi nomeado por Pio Borges, seu colega de classe na Escola Militar, para o posto de Diretor do Instituto de Educação, que ocupou durante o mandato deste entre 1939 e 1942. Foi também Diretor do Departamento de Educação Primária, levando a cabo diversas reformas nos primários municipais cariocas. Em função destes encargos, foi por três vezes designado para responder pelo expediente desta secretaria, em 1941, 1950 e 1951. Também compôs como membro a Sociedade Brasileira de Química e o Clube Militar.

Seu falecimento se deu em 10/11/1965, no Rio de Janeiro, tendo o seu corpo sepultado no cemitério São João Batista.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave