TELLES DANTAS, Antônio Geremário
Diretor Geral de Fazenda Municipal

Antônio Geremário Telles Dantas nasceu no Rio de Janeiro, em 24/09/1889,  no atual bairro de Vila Valqueire. Formou-se em Direito, em 1912, pela Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro.

Durante a Administração Amaro Cavalcanti (1917-1918) foi eleito Intendente Municipal. Em novembro de 1917 foi designado como o intendente líder da maioria do Conselho, sendo incumbido de representar a cidade como orador em diversas ocasiões. Foi também jornalista, tendo trabalhado por mais de uma década na redação d’O Jornal, onde escrevia coluna sobre finanças, administração, urbanismo e legislação da cidade do Rio de Janeiro.

Durante os governos dos Prefeitos Alaor Prata (1922-1926) e Antônio Prado Júnior (1926-1930), exerceu o cargo de Diretor Geral da Fazenda Municipal, assumindo entre maio e outubro de 1930 a direção do Montepio dos Funcionários Públicos do Distrito Federal.

Geremário Dantas faleceu aos 45 anos, no dia 20/02/1935, em Petrópolis, vítima de leucemia. Foi enterrado no cemitério de Jacarepaguá. Em sua homenagem, a antiga Estrada da Freguesia passou a se chamar Avenida Geremário Dantas. Em sua antiga residência, na atual Rua Cândido Benício, bairro de Campinho, funciona hoje o colégio de freiras Instituto Geremário Dantas.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave