SOUZA E SILVA, José Pedro de
Superintendente do Serviço de Limpeza Pública e Particular

José Pedro de Souza e Silva nasceu em Pernambuco, no dia 02/10/1873. Era filho de Bartholomeu Torquato de Souza e Silva, Barão de Santa Cruz e irmão do Contra-Almirante Bartholomeu Francisco de Souza e Silva.

Ingressou na Administração Pública Municipal do Rio de Janeiro no cargo de Agente Auxiliar do Gabinete do Prefeito. Em 06/05/1909, foi nomeado para o posto de Ajudante do Superintendente de Limpeza Pública e Particular. Com a exoneração de José Maria Metello Júnior em 23/11/1910, Souza e Silva assumiu interinamente a Superintendência de Limpeza Pública e Particular. Tornou-se efetivo no cargo em 24/10/1912, tendo atuado, simultaneamente, como Coronel da Guarda Nacional da Comarca de Barra do Piraí.

Souza e Silva  formou-se em 1916 pela Faculdade de Direito Teixeira de Freitas. Participou das Comissões Executivas da Quarta Exposição-Feira de 1918, presidida por Luiz Raphael Vieira Souto, e da 2º Exposição Nacional de Gado. Em maio de 1918, foi nomeado pelo Prefeito Amaro Cavalcanti (1917-1918) para compor Comissão responsável por elaborar o livro do Centenário da Independência do Brasil. Dentre os funcionários municipais que fizeram parte dessa comissão, destacam-se Mário Aristides Freire, Noronha Santos e Miguel Rangel de Vasconcelos.

Souza e Silva faleceu no dia 11/04/1921, no Rio de Janeiro, deixando viúva Maria Olympia de Souza e Silva. Em 02/10/1921, data de seu aniversário natalício, os funcionários da Superintendência do Serviço de Limpeza Pública e Particular renderam homenagem ao falecido diretor, em uma cerimônia de renomeação da antiga rua XIII, no cais do porto, que passou a chamar-se Rua Souza e Silva.