Imagem

SOUZA, Darcy Bastos de
Secretário Geral de Saúde e Assistência

Nascido no dia 04 de maio de 1901, em São Paulo, Filho de Jerônimo de Souza Monteiro e D. Cecília Bastos Monteiro, Darcy Bastos de Souza formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1923.

Dono de um consultório na Praça Tiradentes, prestou concurso para a prefeitura do Distrito Federal em 1925, vinculando-se à Diretoria Geral de Assistência Municipal. Dirigiu o Posto de Assistência do Méier e os Serviços Médicos do Instituto de Aposentadoria e Previdência dos Comerciários (IAPC), inaugurando o primeiro hospital deste instituto. Também assumiu a diretoria de vários hospitais e casas de saúde, como a 13° Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro; o Hospital Miguel Couto; o Carlos Chagas; o Rocha Faria e o Souza Aguiar.

Na década de 1950, tornou-se membro do conselho fiscal do sindicato dos médicos, e foi nomeado Secretário Geral de Saúde e Assistência em 1956. Como secretário, conseguiu realizar a primeira vacinação em massa contra a Paralisia Infantil utilizando a Vacina Salk. Deixou o cargo em dezembro de 1957.

Rafael Martins de Araujo

Fontes

Palavras-chave