SOARES, Átila
Secretário Geral do Interior e Segurança / Secretário Geral de Finanças (interino)

Membro de uma família tradicional de militares do interior de São Paulo, Átila Soares nasceu em 10/06/1910. Casou-se duas vezes ao longo da vida, com Lucia Branco Soares e Elza Soares, tendo filhos com ambas.

Após a formação primária no Colégio Salesiano de Lorena, mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar a Escola Naval, onde concluiu os estudos.

Com prévio envolvimento com o movimento tenentista na década de 1920, Átila Soares adentrou a vida política ao se candidatar à Assembléia Constituinte de 1934, apoiado pela Liga Eleitoral Católica. Sem êxito na candidatura, filiou-se ao Partido Autonomista do Distrito Federal, partido pelo qual se elegeu vereador. Seu mandato foi marcado pelos embates em torno da política educacional de Anísio Teixeira, e pela luta pela obrigatoriedade do ensino religioso. Ocupou os cargos de Secretário Geral do Interior e Segurança, entre julho de 1937 e novembro de 1938, e de Secretário Geral de Finanças, entre julho e agosto de 1938, este último como interino. Em novembro de 1938, exonerou-se de seus cargos na Marinha e na Prefeitura para ocupar o posto de Ministro do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Em 1945, filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD). Durante o governo de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), envolveu-se na polêmica a respeito da legalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Após estes eventos, afastou-se da política, até a sua posterior filiação ao Partido Democrático Social (PDS) no ano de 1980.

Membro fundador do Partido Social Democrático (PSD) em 1945, Soares manteve-se no debate político nacional, fosse através da publicação de seus escritos em jornais e revistas ou através de suas palestras no Instituto Nacional de Ciência Política.

 

Caio Mathias

Fontes

Palavras-chave