SILVEIRA LOBO, Julio da
Intendente de Fazenda

Julio da Silveira Lobo nasceu em Alagoas, em 1832. De relevante família no cenário político brasileiro, era irmão dos senadores Silveira Lobo e Aristides Lobo. Em 1866 foi nomeado para o cargo de 2º Escriturário da Alfândega, do Ministério da Fazenda, onde desempenhou diversas funções, dentre elas a de contador do Tesouro Nacional, cargo onde se aposentou em 1890. No ano seguinte, foi nomeado Fiscal do Governo junto ao Banco de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 04/08/1892, assumiu a Intendência de Fazenda do Conselho Municipal do Distrito Federal, substituindo Augusto Tasso Fragoso. Empenhou-se nas questões referentes à crise de abastecimento da carne verde, indo ao vice-presidente em exercício, junto ao intendente Abdon Felinto Milanez e representantes da Companhia Frigorífica, tratar da questão. Demitiu-se da função em outubro do mesmo ano.

Nos anos de 1894 e 1896, candidatou-se sem êxito para o cargo de Deputado Federal do Distrito Federal. Neste período, ajudou a organizar o Partido Republicano Nacional, sendo eleito membro do seu diretório e um dos responsáveis por redigir o seu manifesto. Como parte deste projeto, escreveu, em 1895, o livro intitulado Apontamentos para a história do Segundo Reinado. No prefácio da obra, Silveira Lobo acrescenta que aceitou participar da parte histórica da comissão, sendo o livro um “subsídio à exposição de motivos do aludido manifesto”.

Foi membro da Sociedade Brasileira de Beneficência, onde exerceu as funções de orador, conselheiro, presidente e vice, e também de vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ensaios Literários. Defendeu veementemente a liberdade religiosa estabelecida pela República, reiterando que esta não se opunha ao catolicismo. Sobre o assunto, escreveu texto no jornal Imprensa Evangelica, em 1892.

Faleceu no dia 25/09/1904, aos 72 anos, no Rio de Janeiro, vitimado por uma sincope cardíaca. Foi enterrado no Cemitério São Francisco Xavier. Era casado com Francisca Tavares da Silveira e pai do médico e comissário de higiene Julio da Silveira Lobo, do engenheiro Francisco da Silveira Lobo e de Mario da Silveira Lobo, funcionário da Secretaria de Guerra.

 

José Ygor Silva Pena

Luiza Ferreira

Fontes

Palavras-chave