Imagem

SILVEIRA, Egberto de Assis
Secretário Geral de Interior e Segurança

Filho do Major Antônio de Assis Silveira e de Maria Pimentel, Egberto de Assis Silveira nasceu em março de 1907 e casou-se com Maria Cecília da Rocha Faria

Estudou no Colégio Pedro II e participou de atividades futebolísticas no Rio de Janeiro durante a década de 1920, sendo árbitro em algumas partidas e jogando pelo Clube de Regatas do Flamengo. Em 1935, foi nomeado comissário substituto do Chefe do Posto Policial da Lagoa e, logo em seguida, chefe do Posto Policial da Glória.

Diretor Tesoureiro da Companhia Industrial de Seguros, assumiu a diretoria do Flamengo em 1946, mas foi suspenso por ofender órgãos responsáveis pela justiça desportiva. Designado Delegado Fiscal e diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Interior e Segurança, comandou esta secretaria entre setembro de 1954 e dezembro de 1955. Durante sua gestão, buscou aumentar as atividades de fiscalização e punição contra os camelôs, além de tentar aproximar a prefeitura dos comerciantes, prometendo punição contra fiscais corruptos. Após deixar o posto de Secretário, voltou a ocupar o cargo de Delegado Fiscal.

Depois da mudança da capital federal para Brasília e a criação do Estado da Guanabara, governado por Carlos Lacerda, o Rio de Janeiro foi subdividido em regiões administrativas. Em 1961, Egberto de Assis Silveira tomou posse como Administrador de São Cristóvão, assim permanecendo até janeiro de 1962. Neste período, também dirigiu a Companhia América Fabril.

Faleceu em 1989.

Rafael Martins de Araujo

 

 

Fontes

Palavras-chave