SILVA, Álvaro Alberto da
Diretor do Laboratório Municipal de Análises (interino)

Álvaro Alberto da Silva nasceu em 1861, no Rio de Janeiro, então capital do país. Era filho de João Álvaro da Silva, encarregado do Laboratório de Química de Campinho. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro no ano de 1881. Junto a Pedro Nolasco e Fonseca Jordão, redatou a Revista Acadêmica, publicação quinzenal da Faculdade de Medicina. Posteriormente, tornou-se redator principal da Gazeta Médica Brazileira.

Logo após formar-se prestou concurso para lente catedrático de Farmacologia. Recebeu votos de louvor por sua prova, entretanto, o concurso foi anulado por mandado do imperador.

Em outubro de 1883 foi nomeado para o cargo de Auxiliar da Junta Central de Higiene Pública, encarregado do trabalho de análises químicas. Por portaria datada de 01/06/1885, foi nomeado Preparador interino do Laboratório de Química Orgânica e Biológica da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Em viagem à Europa, apresentou o trabalho “Les composés fluorés et en particulier le Fluorure de Bore dans le traitement de la tuberculose pulmonaire”, tendo concorrido a uma vaga de membro da Sociedade Terapêutica de Paris. Autor de extensa obra científica, tornou-se vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia

Teve grande influência política no bairro de Santa Cruz, onde clinicava. Foi eleito Intendente Municipal na legislatura de 1903-1904, tendo sido o décimo mais votado.

Abandonou a carreira política em 1905 e, no mesmo ano, retornou para a Faculdade de Medicina como Preparador de História Natural. Exerceu também o cargo de Diretor interino do Laboratório Municipal de Análises entre 27/04/1907 e 08/06/1908. No cargo de Diretor do Laboratório, desenvolveu pesquisas ligadas a explosivos, que passaram a ser produzidos em maior escala para uso da Marinha Brasileira. Também foi inventor de aparelhos científicos como um destinado a análise de urina que foi premiado em exposição em Chicago (EUA).

Faleceu em sua cidade natal em 13/09/1908, vítima de uma trombose cerebral. Foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier.

José Ygor

Fontes

Palavras-chave