ROCHA VAZ, Libânio da
Diretor Geral de Abastecimento e Fomento Agrícola

Filho do fazendeiro Francisco da Rocha Vaz, Libânio da Rocha Vaz Era irmão de Juvenil da Rocha Vaz (médico e Diretor do Departamento de Assistência Pública do Distrito Federal) e Francisco da Rocha Vaz (Químico da Prefeitura do Distrito Federal)

Foi membro do Conselho Distrital de São Pedro de Alcântara (MG), Subdelegado de Polícia do Distrito de Simão Pereira e Fiscal de Rendas do Estado de Minas. No município mineiro de Guaxupé, foi presidente da Companhia Industrial Cinematográfica Sul Mineira. Designado responsável pela fiscalização da arrecadação do imposto sobre o café após o acordo instituído entre os estados de São Paulo e Minas Gerais em 1912, alternou residência nos municípios de Santos e Belo Horizonte.

Foi gerente da Companhia America Fabril, Presidente da Associação Fabril e Membro do Conselho da Confederação Sindicalista-Cooperativista Brasileira. Em fevereiro de 1919, foi eleito Presidente do Andarahy Atletico Club do Rio de Janeiro.

Em março de 1923, durante o Governo de Alaor Prata (1922-1926), foi nomeado para o cargo de Diretor do Matadouro de Santa Cruz. Como forma paliativa de sanar os problemas de escassez de carne na cidade, mandou instalar dez açougues de emergência espalhados pelas regiões do Centro, Zona Norte e Zona Sul. Em 18/11/1924 foi nomeado para presidir a Diretoria Geral de Abastecimento e Fomento Agrícola, onde realizou pesquisas a respeito do desenvolvimento da agricultura e da pesca nas regiões de Guaratiba e Jacarepaguá, como forma de superar a crise de abastecimento de gêneros alimentícios na cidade. Realizou o plano de divisão do território do Distrito Federal em 8 zeladorias para fiscalização das matas. Permaneceu no cargo de diretor até 11/05/1925. Também fez parte da Comissão de Estudos Orçamentários, integrando às subcomissões de Interior e Justiça, Viação e Agricultura.

Dirigiu a Companhia das Usinas Siderurgicas Brasileiras, e foi membro do Conselho Nacional do Trabalho. Entre 1929 e 1930, trabalhou como tesoureiro da Aliança Liberal, coligação com o objetivo de apoiar a candidatura de Getúlio Vargas à presidência da República.

Faleceu no dia 24/10/1953, no Rio de Janeiro, sendo sepultado no cemitério São Francisco Xavier. Deixou viúva Jenny Barbosa da Rocha Vaz, com quem era casado desde 1900.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave