ROCHA VAZ, Juvenil da
Diretor do Departamento Municipal de Assistência Pública / Diretor Geral de Assistência Pública

Juvenil da Rocha Vaz nasceu em 01/07/1881, em São Pedro de Alcântara, Minas Gerais. Fez seus estudos primários em Barbacena e Ouro Preto, mudando-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde formou-se, em 1903, pela Faculdade de Medicina.

Começou a clinicar no bairro de São Cristóvão, mas pouco depois passa em concurso para atuar como médico do Hospital Nacional de Alienados. Em 1911, ingressa no magistério como professor de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do Rio. Tornou-se catedrático da instituição em 1919, através de concurso.

Durante a presidência de Artur Bernardes (1922-1926), ocupou importantes cargos na administração pública como o de diretor da Faculdade de Medicina, diretor geral de Ensino, diretor do Departamento de Assistência Pública da capital federal (1924-1926) e presidente do Conselho de Assistência Hospitalar do Brasil.

Em 1925, participou da elaboração da última reforma educacional do ensino secundário na Primeira República. As principais medidas da reforma foram a obrigatoriedade da disciplina de educação moral e cívica, a instituição do curso ginasial de seis anos de duração, ao invés de cursos preparatórios sem currículo definido, e a continuidade do Colégio Pedro II. A reforma também criou o Departamento Nacional de Ensino, subordinado ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores.

Foi autor de vasta obra médica, sendo reconhecido com os títulos de membro honorário da Academia Nacional de Medicina (1931) e do Instituto Brasileiro de História da Medicina.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 24/06/1964, tendo sido enterrado no cemitério São João Batista. Rocha Vaz foi casado com Julieta de Carvalho Rocha Vaz, com quem teve dois filhos.

 

José Ygor

Fontes

Palavras-chave