RIBEIRO, Alfredo Duarte
Diretor Geral de Obras e Viação

Filho de Rosa Maria de Gouvêa Duarte e Primenio Duarte Ribeiro, Alfredo Duarte Ribeiro nasceu em 1867, no Rio Grande do Norte. Casou-se em 1909 com Alice Barreto de Albuquerque Maranhão.

Ao longo de sua carreira como engenheiro civil, prestou grandes contribuições à municipalidade do Rio de Janeiro. Foi eleito, em 1903, membro da Comissão da Carta Cadastral, chefiada por Alfredo Américo de Souza Rangel, ocupando, posteriormente, o cargo de Engenheiro-chefe da Subdiretoria da mesma. Designado pelo Prefeito Amaro Cavalcanti (1917-1918), participou do grupo de trabalho para elaborar o Livro do Centenário da Independência, em 1918. Exerceu a função de Engenheiro-Chefe da Comissão de Obras Novas da capital federal durante a administração de Carlos Sampaio (1920-1922). Outrossim, chegou a atuar por vezes como Diretor-Geral do Departamento de Engenharia. Após exercer interinamente, em 1919, o cargo de Subdiretor da Diretoria de Obras e Viação da Prefeitura, durante o qual foi incumbido das obras de desmonte do Morro do Castelo, 10 anos mais tarde assumiu a Direção Geral.

Prestou importantes serviços ao Jockey Club Brasileiro, quando da construção do Hipódromo da Gávea, o que lhe rendeu o título de sócio honorário da sociedade turfista. Devido a sua experiência e bom exercício das funções, o engenheiro foi responsável por orientar grandes nomes das obras públicas, como Marques Porto e Edson Passos, prestando, uma vez mais, grandes serviços à evolução citadina.

Faleceu aos 90 anos, em 14/01/1957, no Rio de Janeiro. Foi enterrado no cemitério São João Batista.

 

Amanda Vilela.

Fontes

Palavras-chave