REIS, Manoel Pereira
Chefe da Comissão da Carta Cadastral

Filho de Joaquim Pereira Reis, livreiro e professor de desenho, pintura e arquitetura, e Ana Bernardina Pereira Sampaio; Manoel Pereira Reis nasceu em 12/11/1837, na cidade de Salvador, Bahia.

Ao transferir-se para a então capital do Império, Rio de Janeiro, concluiu seus estudos secundários no Mosteiro de São Bento, ingressando no Liceu de Artes e Ofícios no ano seguinte, onde conhecera Pedro Américo. Graduado em Engenharia Civil e bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Central, futura Escola Politécnica, Manoel começou a lecionar ainda enquanto graduando da Escola Central. Em 1858 foi designado para assumir o cargo de professor adjunto de desenho da Escola Naval e, nove anos mais tarde, assumira a cátedra de topografia e desenho topográfico da mesma instituição.

Logo após concluir o ensino superior, passou a integrar o Imperial Observatório Astronômico em 1876, na categoria de Diretor, em substituição temporária a Emmanuel Liais, com quem viria a travar uma das contendas de maior repercussão no campo da Astronomia à época, tendo atravessado 30 anos consecutivos. Registrada por periódicos diversos e pela Tribuna da Câmara, a polêmica versava, em linhas gerais, sobre dissidências científicas, muito embora presuma-se que no bojo da questão esteja a desvinculação do Observatório do âmbito da Escola Central, reclamada por Liais em 1870. Abandonando o OAI, fundou em 1881 o Observatório Astronômico da Escola Politécnica, da qual era catedrático de astronomia, além de, no mesmo ano, ter sido chamado para compor, ao lado de nomes como João Rocha Fragoso e Conrado Jacob Niemeyer, a Comissão da Carta Cadastral da cidade do Rio de Janeiro, da qual assumiria posto de chefia dois anos adiante.

Além do magistério e da pintura, Manoel Pereira Reis dedicou-se à carreira política, atuando na administração pública desde o Império, quando participara da elaboração da Carta Geral, em 1876. Integrou também, neste período, o Ministério da Agricultura enquanto Chefe da Comissão Astronômica. Após a instauração do regime republicano, elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Norte, em 1900, sob a legenda do Partido Republicano Federal. Aliado de Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, líder político mais influente da região, Pereira Reis construiu seus três mandatos consecutivos (1900-1902, 1903-1905 e 1906-1908) em torno de um projeto de combate à seca. Nesse sentido, logrou certas conquistas significativas, como, por exemplo, a criação da Comissão de Perfuração de Poços, em parceria com o Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas.  

Manoel Pereira Reis, a convite do presidente do Apostolado Positivista do Brasil, Raimundo Teixeira Mendes, integrou grupo encarregado de idealizar o pavilhão nacional da nova república. Outrossim, reforçando sua consagração profissional, fora convidado para liderar a Comissão de Limites com a Bolívia, em 1900, tendo rejeitado em virtude de seu mandato na câmara.

Faleceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Barbacena, em 24/06/1922.

 

Amanda Vilela

Fontes

Palavras-chave